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Vestibular: 24 filmes para ver quando não estiver estudando

Professores da Unesp indicam obras de ficção que distraem, ensinam e ajudam a compor repertório

VIVIANE ZANDONADI- ESPECIAL PARA O ESTADO, O Estado de S. Paulo

18 Maio 2015 | 21h59

Pedimos a um grupo de professores de vários cursos daUniversidade Estadual Paulista (Unesp) que indicassem filmes importantes para aformação do vestibulando. Não é tema de prova, mas contribui para a formação derepertório e pensamento crítico. Às vésperas dos exames, a ideia é encaixar naagenda momentos de descompressão.

A lista contempla títulos de ficção – alguns antigos eoutros bastante atuais – organizados por ano de produção. Para todas asindicações os professores respondem à pergunta: “por que assistir?”.

Tempos modernos (Charles Chaplin, 1936)

“Leitura de Chaplin da alienação e da desumanização impostas pela sociedadeindustrial.”

(Jezio Hernani Bomfim Gutierre, doutor em filosofia e professor da Faculdade deFilosofia e Ciências da Unesp de Marília)

E o vento levou (Victor Fleming, 1939)

“Paradigma de superprodução épica americana, marco da linguagem cinematográfica”

(Jezio Hernani Bomfim Gutierre, doutor em filosofia e professor da Faculdade deFilosofia e Ciências da Unesp de Marília)

Cidadão Kane (Orson Welles, 1941)

“Misto de crítica social, biografia ficcional e narrativa cinematográfica, incorporadono rol universal de todos os filmes produzidos posteriormente.”

(Jezio Hernani Bomfim Gutierre, doutor em filosofia e professor da Faculdade deFilosofia e Ciências da Unesp de Marília)

Janela Indiscreta (Alfred Hitchcock, 1954)

“Obra prima de Hitchcock, a construção de um texto cinematográfico assentadosobre imagens.”

(Jezio Hernani Bomfim Gutierre, doutor em filosofia e professor da Faculdade deFilosofia e Ciências da Unesp de Marília)

O diário de Anne Frank (George Stevens, 1959)

O Holocausto no cinema: o que filmar e como filmar?O Holocausto visto por Hollywood; Exemplo de gênero diário e romance epistolar.”

(Cristiane PassafaroGuzzi, pós-doutoranda na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara)

O Pagador dePromessa (Anselmo Duarte, 1962)

“Sobre sincretismo religioso-cultural no Brasil, uma cultura de contradições.”

(Pelópidas Cypriano, professor do Instituto de Artes da Unesp)

Fahrenheit 451 (François Truffaut, 1966)

Bom exercício de comparação entre sociedadepolicial e policiada de Fahrenheit 451 com o livro 1984, de George Orwell. Filme de ficção científica como apólogopara denunciar os desvios da sociedade, enunciando as soluções práticas emorais, bem como o papel das propagandas, suas influências e manipulações.”

(Cristiane Passafaro Guzzi, pós-doutoranda na Faculdade de Ciências e Letras daUnesp de Araraquara)

2001:uma odisseia no espaço (Stanley Kubrick, 1968)

“A descrição da trajetória do homem, sua origem, presente e futuro.” (Jezio Hernani Bomfim Gutierre, doutor em filosofia e professor da Faculdade deFilosofia e Ciências da Unesp de Marília)

Macunaíma (Joaquim Pedro de Andrade, 1969)

“Adaptação do livro modernista homônimo de Mário de Andrade.”

(Pelópidas Cypriano, professor do Instituto de Artes da Unesp)

Morte em Veneza (Luchino Visconti, 1971)

A cidade como metáfora; a tradução cinematográficade concepções artísticas; a revelação do belo na literatura e no cinema.”

(Cristiane PassafaroGuzzi, pós-doutoranda na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara)

Opoderoso chefão (Francis Ford Coppola, 1972)

“Interessante paracompreender, por exemplo, organizações criminosas como o PCC.”

(NelsonPedro-Silva, professor doutor de psicologia da Unesp de Assis e autor de Indisciplina e Bullying e Ética, Indisciplina & Violência nasEscolas (Editora Vozes))

Apocalipse now(Francis Ford Coppola, 1979)

“Os efeitos da guerrana cabeça das pessoas; o homem colocado em situações limite.”

(Nelson Pedro-Silva,professor doutor de psicologia da Unesp de Assis e autor de Indisciplina e Bullying e Ética, Indisciplina & Violência nasEscolas (Editora Vozes))

Madame Bovary (Claude Chabrol, 1991)

“O ‘bovarismo’ como um problema existencial ligado àeducação das moças no século XIX; O delineamento da burguesia; Exercício detransposição de um romance para outra linguagem.

(Cristiane PassafaroGuzzi, pós-doutoranda na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara)

Um dia de fúria (JoelSchumacher, 1993)

“Analisa os efeitosmaléficos causados pelo stress.”

(NelsonPedro-Silva, professor doutor de psicologia da Unesp de Assis e autor de Indisciplina e Bullying e Ética, Indisciplina & Violência nasEscolas (Editora Vozes))

Pulp Fiction - Tempode violência (Quentin Tarantino, 1994)

“Trata da banalizaçãoda violência na atualidade. Uma das cenas que mais me impressionou foi a debandido dizendo que mataria quem riscou o seu carro; um verdadeiro absurdo econsiderado motivo mais importante para tirar a vida de alguém do que outroscrimes. Trata da banalização da vida.”

(Nelson Pedro-Silva, professor doutor de psicologia da Unesp de Assis e autorde Indisciplina e Bullying e Ética, Indisciplina & Violência nasEscolas (Editora Vozes)); “Universo deTarantino: fragmentário, amoral, lírico e definidor da contemporaneidade.”

(Jezio Hernani Bomfim Gutierre, doutor em filosofia e professor da Faculdade deFilosofia e Ciências da Unesp de Marília)

Um sonho de liberdade (Frank Darabont, 1994)

“Mostra que com paciência e perseverança tudo é possível. Isso independente dacarreira específica para qual ele está concorrendo.”

(José Alexandre J. Perinotto, professor titular do departamento de GeologiaAplicada do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp de Rio Claro)

O que é isso, companheiro? (1997)

“A ditadura militarno Brasil.”

(NelsonPedro-Silva, professor doutor de psicologia da Unesp de Assis e autor de Indisciplina e Bullying e Ética, Indisciplina & Violência nasEscolas (Editora Vozes))

O Invasor (BetoBrant, 2001)

“Filme interessante sobre violência urbana, contemporâneo de Cidade de Deus.”

(Pelópidas Cypriano, professor do Instituto de Artes da Unesp)

Ensaio sobre acegueira (Fernando Meirelles, 2008)

“Analisa a sociedadeinflacionada de informação, sobretudo as consequências das novas tecnologias nacabeça das pessoas e, por conseguinte, no campo das relações interpessoais.”

(NelsonPedro-Silva, professor doutor de psicologia da Unesp de Assis e autor de Indisciplina e Bullying e Ética, Indisciplina & Violência nasEscolas (Editora Vozes))

Amour (Michael Haneke, 2012)

“Exposição sem concessões da profundidade do vínculo entre duas pessoas, algoque ultrapassa o tempo e desafia o cotidiano.”

(Jezio Hernani Bomfim Gutierre, doutor em filosofia e professor da Faculdade deFilosofia e Ciências da Unesp de Marília)

O Lobo de Wall Street (Martin Scorsese, 2013)

“Descrição do interior (psicológico esocial) da mecânica do mercado financeiro americano.”

(Jezio Hernani Bomfim Gutierre, doutor em filosofia e professor da Faculdade deFilosofia e Ciências da Unesp de Marília)

Acimadas Nuvens (Olivier Assayas, 2014)

“Culto à celebridade e a escandalização da notícia; aencenação teatral no cinema.”

(Cristiane PassafaroGuzzi, pós-doutoranda na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara)

Leviatã (Andrey Zvyagintsev, 2014)

A condição dos burgueses; a crítica contudente aoengessamento do sistema e ao modo corrupto e selvagem de sobrevivência dohomem; a religião e o mpoder interligados.”

(Cristiane PassafaroGuzzi, pós-doutoranda na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara)

Whiplash (Damien Chazelle, 2014)

Os limites entre busca e obsessão por perfeição; relacionamentode professor e aluno; a consequência da busca desenfreada pelo modelo perfeito;o jazz como componente estrutural para a estruturação dos planos-sequências dofilme.”

(Cristiane PassafaroGuzzi, pós-doutoranda na Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara)

 

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