JF Diorio/AE
JF Diorio/AE

Vestibulandos fazem a primeira fase da Fuvest neste domingo

Mais de 146 mil candidatos começam a disputa por quase 11 mil vagas em cursos da USP e da Santa Casa com a prova da 1ª fase do vestibular da Fuvest. Com os portões fechados às 13 horas, os vestibulandos têm até às 18 horas para responder as 90 questões de múltipla escolha.

estadão.com.br,

27 Novembro 2011 | 12h53

A lista de convocados para a segunda fase será divulgada em 19 de dezembro. As provas dessa etapa ocorrerão entre os dias 8 e 10 de janeiro.

Este ano, um bom desempenho na 1.ª fase será mais importante na disputa por vagas na USP, porque a nota dessa etapa voltará a valer na pontuação final.

Além dessa, outras mudanças vão aumentar a concorrência na 1.ª fase. A nota mínima para chegar à 2.ª fase subiu de 22 para 27 pontos. E o número de convocados para a etapa final será de dois a três candidatos por vaga até o ano passado eram três para todas as carreiras.

A Fuvest também reforçou o controle para evitar que candidatos com ensino médio incompleto apareçam como candidatos a vagas reais, e não como treineiros. A direção do vestibular passou a exigir a autenticação das informações prestadas durante a inscrição. Mesmo assim, o número total de inscritos cresceu 10,47% em relação a 2010.

Perfil

Humanas, com 51,6 mil inscritos, é a área mais concorrida entre os cerca de 128 mil candidatos que disputam de fato vagas na USP e na Santa Casa. Exatas teve 36,2 mil inscritos e Biológicas, 40,2 mil.

Entre os 18,7 mil treineiros, 7,4 mil vão concorrer na carreira fictícia de Humanas, 6,2 mil na de Exatas e 5,1 mil em Biológicas.

O curso de Engenharia Civil no câmpus da USP em São Carlos é o mais concorrido deste vestibular, com 52,27 candidatos disputando cada vaga. A seguir vêm Medicina, com 51,18, Publicidade e Propaganda (47,20) e Relações Internacionais (44,55).

Mais conteúdo sobre:
Fuvest

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.