USP tem oito cursos de graduação entre os 50 melhores do mundo

Levantamento da Quacquarelli Symonds avalia 1.127 universidades, de 74 países, em 46 áreas de conhecimento

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
USP tem dois cursos a mais no top 50 do que na edição anterior do ranking Foto: Nilton Fukuda/Estadão

A Universidade de São Paulo (USP) tem oito cursos de graduação entre os 50 melhores do mundo, segundo ranking divulgado nessa terça-feira, 7, pela consultoria britânica especializada em ensino superior QS (Quacquarelli Symonds). O levantamento avalia 1.127 universidades, de 74 países, em 46 áreas de conhecimento. Para fazer a medição, são usados fatores como número de citações científicas, impacto acadêmico, além da reputação entre as universidades e os empregadores. 

PUBLICIDADE

As áreas da USP com maior destaque são Odontologia (18.º), Engenharia de Minerais e Mineração (25.º), Esportes (31.º), Arquitetura (35.º), Agricultura e Ciências Florestais (35.º), Veterinária (38.º), Antropologia (42.º), Artes & Design (42.º). Ela tem dois cursos a mais no top 50 do que na edição anterior do ranking.

Outras instituições brasileiras aparecem na lista. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ficou em 27.º em Odontologia e 43.º no curso de Agricultura e Ciências Florestais. A Universidade Estadual Paulista (Unesp) ficou em 33.º em Odontologia e 47.º lugar em Veterinária. As federais de Minas Gerais (UFMG) e do Rio de Janeiro (UFRJ) ficaram com o 45.º lugar em Esportes e 49.º em Antropologia, respectivamente. 

O Brasil é o campeão da América Latina. Tem 27 universidades, que aparecem 246 vezes nas tabelas dos cursos. O total é mais do que o dobro do Chile, que tem 98 colocações e 12 instituições. A Universidade de Harvard é a líder mundial, com quinze cursos em primeiro lugar. Está à frente do Massachussets Institute of Technology (MIT), agora na segunda colocação.