
14 de maio de 2019 | 11h50
SÃO PAULO - A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) abre nesta terça-feira, 14, as inscrições para o vestibular do segundo semestre de 2019, que devem ser feitas pela internet até as 15h do dia 21 de junho. A taxa é de R$ 49.
No dia 10 de julho, o candidato confere a lista com os locais da prova. O exame será realizado às 13h do dia 14 de julho. O gabarito oficial da prova também será divulgado no dia 14, a partir das 23h59.
Entre os dias 14 e 17, até as 15h, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa. No momento da inscrição, escolha “redução de taxa” ou “isenção”.
Ainda segundo a Univesp, também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos:
Ao todo são 5.120 vagas destinadas a 183 polos de 155 municípios do Estado de São Paulo, que inclui a capital paulista, litoral e interior. Clique aqui para conferir a lista completa de vagas por municípios e polos.
São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras (Habilitação em Língua Portuguesa).
Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores.
Já os polos são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube.
Criada em 2012 como Fundação, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente voltada para Educação a Distância (EAD), mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), com credenciamento como universidade pelo Conselho Estadual de Educação e pelo Ministério da Educação (MEC). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp.
Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do aluno com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e materiais didáticos.
A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados. A duração dos cursos é, em média, de 3 anos para Tecnólogo, 4 para as Licenciaturas e 5 para as Engenharias. O diploma é emitido pela própria entidade.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.