PUBLICIDADE

Inscrições para o Sisu terminam nesta quinta

Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015; notas foram divulgadas na última sexta, 8. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 desta quinta

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - O último balanço de notas de corte parciais para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi divulgado nesta quinta-feira, 14, e já pode ser consultado pelos estudantes no portal de inscrições.Os valores representam a menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados para as 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.As notas foram divulgadas na última sexta, 8. As inscrições podem ser feitas até as 23h59 desta quinta. Para participar do processo seletivo, o candidato deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015.

PUBLICIDADE

Nos dois primeiros dias de inscrições, candidatos registraram pelas redes sociais reclamações deinstabilidade do portalpara ver as notas. O Ministério da Educação (MEC) disse que, por causa do alto número de acessos simultâneos, foram feitas otimizações no site, o que resultou em sua retirada do ar por 30 minutos. Até às 15h de quarta, diz o MEC, foram 2.159.762 candidatos inscritos. 

O sistema permite que o candidato monitore as notas e mude as inscrições quantas vezes quiser até o prazo final. Como as notas de corte mudam a cada dia, o candidato que tiver nota inferior pode escolher outro curso e/ou instituição com nota mínima mais baixa para aumentar sua chance de aprovação.

Na cola do resultado do ENEM, muitas pessoas se preocupam com os resultados do Sisu — portal do governo que permite que os candidatos ingressemem universidades federais. Este foi o sexto termo mais buscado no Google em 2015. Foto: Reprodução

Ao se inscrever no Sisu, o participante pode escolher até duas opções de curso, por ordem de preferência. É possível mudar essas opções durante todo o período de inscrição. O candidato também precisa definir se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência, às reservadas à lei federal de cotas ou às vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições de ensino superior.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.