Arquivo Comunicação Social/UFSCar
Arquivo Comunicação Social/UFSCar

UFSCar extingue seu vestibular para usar o Enem

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é uma das 20 instituições que usará exclusivamente o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) – processo online coordenador pelo Ministério da Educação (MEC) – para escolher os estudantes que ingressarão na instituição em 2011. Pela primeira vez, a UFSCar vai deixar de realizar vestibular próprio. No ano passado, 50% das 2.553 vagas da universidade federal foram preenchidas por meio do sistema online do MEC.

Carlos Lordelo, Estadão.edu

04 Novembro 2010 | 12h48

 

Leia também:

- Enem será usado em seleção para 83 mil vagas

- Veja mapa com informações sobre o uso do exame

 

“Avaliamos a experiência como bastante positiva, porque abrimos a possibilidade de ter alunos de todo o País”, diz o reitor Targino de Araújo Filho. “Foi um ganho de qualidade para nós e também para os estudantes, que agora podem disputar vagas na UFSCar”.

 

O reitor acredita que, com o amadurecimento do sistema, outras universidades públicas passarão a oferecer mais vagas pelo Sisu. “Ainda existe um certo receio por parte das instituições. Elas estão se precavendo, mas, à medida que o projeto avança, vai aumentar este porcentual”, diz.

 

Em São Paulo, a Universidade Federal do ABC (UFABC) também aderiu completamente ao novo formato de exame para preencher suas 1.700 vagas.

 

Já a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) oferecerá só parte das vagas dos cursos de graduação pelo Sisu, além de usar o Enem para compor a nota final dos candidatos do sistema misto de seu vestibular – 628 vagas em sete cursos que optaram por usar provas específicas elaboradas pela Fundação Vunesp.

 

Entre as federais que só usarão o sistema, a do Ceará (UFC) responderá pela maior fatia de vagas: 5.724. Em seguida, vêm a de Mato Grosso do Sul (UFMS), com 3.920, e a Rural de Pernambuco (UFRPE), com 3.200.

 

O número total de calouros aprovados por meio do Sisu no primeiro semestre de 2011 ainda deve aumentar porque as universidades federais de Mato Grosso (UFMT) e do Pampa (Unipampa) ainda não definiram quantas vagas colocarão à disposição no sistema online de seleção.

Mais conteúdo sobre:
Enem 2010 UFSCar Ensino Superior Sisu

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.