
17 de setembro de 2020 | 16h40
Atualizado 18 de setembro de 2020 | 18h13
A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 17, o início da reabertura das escolas de educação básica para atividades extracurriculares e a liberação da retomada de aulas presenciais no ensino superior. As instituições estão fechadas desde março por causa da pandemia do novo coronavírus.
Tire suas principais dúvidas sobre a retomada abaixo:
Cidade de SP reabrirá faculdades em 7 de outubro; escola volta com atividade extracurricular
Elas poderão voltar a receber alunos a partir de 7 de outubro, mas exclusivamente para atividades extracurriculares. No entanto, escolas da rede estadual localizadas no município só poderão receber alunos do ensino fundamental a partir de 3 de novembro, conforme definiu o governo do Estado.
Atividades de acolhimento, recreação, esportes, idiomas e música.
Não, a adesão é totalmente opcional em todas as redes de ensino. Não é permitido, nesse período, realizar atividades de ensino regular ou de presença obrigatória dentro das instituições.
Não. O secretário municipal de Educação, Bruno Caetano, disse que a Prefeitura pretende permitir somente 20% dos alunos nesta primeira etapa de abertura das escolas públicas e particulares e não 35%, como previa o protocolo do governo estadual. Essa porcentagem maior deve ocorrer apenas nas instituições de ensino superior.
Não, a decisão pela retomada é das instituições.
O secretário municipal de Educação afirmou que a Prefeitura já está fiscalizando e multando as instituições que abriram antes da hora. Cabe ao Estado fiscalizar as escolas de ensino fundamental e médio.
A previsão é que a Prefeitura libere o reinício das aulas regulares para a partir de 3 de novembro.
Os cursos tecnólogos e de graduação tiveram a retomada de todas as atividades presenciais liberadas a partir de 7 de outubro.
Segundo o secretário municipal da Educação, Bruno Caetano, isso ainda não está definido na rede municipal.
De acordo com o governo do Estado de São Paulo, não há ainda uma definição sobre quando será o fim deste ano letivo.
Sim, a Prefeitura seguirá com a realização de inquéritos sorológicos para aferir a presença de anticorpos da covid-19 em adultos, crianças e adolescentes da capital.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.