Sisu tem nova falha e engana estudante não classificado

Um problema técnico no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), registrado no domingo, fez com que estudantes não classificados para vagas em instituições federais de ensino superior aparecessem como convocados para matrícula. Alunos que viram seus nomes na lista de espera chegaram a procurar as instituições ontem e na segunda-feira, mas não puderam preencher a vaga. Os candidatos são selecionados por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujo processo vem enfrentando uma série de problemas desde o início das inscrições, em junho do ano passado.

AE, Agencia Estado

17 Março 2010 | 07h17

O Enem chegou a ser cancelado em outubro, após o Estado avisar ao Ministério da Educação (MEC) que a prova tinha vazado. No domingo, o MEC registrou um colapso no sistema que durou 20 minutos - entre as 14h e 14h20 - por causa de um "desalinhamento". O problema ocorreu após as mudanças efetuadas por um funcionário. O ministério não soube informar o número de alunos afetados.

De acordo com a assessoria da pasta, decisões judiciais determinaram a exclusão da lista de espera dos estudantes que estavam com pendências em suas matrículas, tais como documentos inválidos. Se eles continuassem na lista, as universidades e institutos federais não os matriculariam - daí a decisão de retirá-los. Como as decisões judiciais são de primeira instância e cabe recurso, o MEC acredita que é possível haver outras modificações na lista de espera divulgada no domingo.

Hoje, a secretária de Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari, fará um balanço do sistema e deve divulgar o número de alunos prejudicados. Pelo menos cinco alunos estiveram ontem no câmpus da Universidade Federal do ABC (UFABC) reclamando de terem sido retirados da lista. A história se repetiu em outras instituições federais, como a Universidade Federal Tecnológica do Paraná, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Mais conteúdo sobre:
educação ensino superior Sisu Enem falha

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.