PUBLICIDADE

Sisu recebe inscrições para 108 mil vagas

Estudantes que prestaram o Enem de 2011 podem se candidatar a cadeiras em instituições públicas de ensino superior

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

SÃO PAULO - Estão abertas desde os primeiros minutos deste sábado, 7, as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A ferramenta concentra a oferta de vagas em instituições de ensino superior que usam o Enem como critério de acesso. Nesta edição, estão sendo oferecidas 108.552 cadeiras.

 

PUBLICIDADE

Para se inscrever, os candidatos que prestaram o Enem de 2011 devem acessar o site http://sisu.mec.gov.br/. Depois de clicar no link 'Fazer inscrição', eles precisam preencher os campos com o número de inscrição no exame e a senha cadastrada no sistema. Também é necessário preencher um formulário de segurança.

 

Até a publicação desta matéria, estudantes disseram ao Estadão.edu no Twitter que as inscrições transcorriam tranquilamente. Em outras edições o sistema apresentou falhas.

 

O maior número de cadeiras disponíveis (64 mil) está nos cursos de bacharelado. Há, por exemplo, 2.487 vagas em cursos de Direito, 1.443 em Medicina e 3.958 em graduações na área de Administração. Além das carreiras  mais disputadas nos vestibulares tradicionais, há oportunidades em cursos menos conhecidos pelos estudantes, como Astronomia, Ciências Ambientais, Produção Cultural e Mineração.

 

Os candidatos podem se inscrever no Sisu até 12 de janeiro. Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade.

 

Diariamente, o sistema divulga a nota de corte preliminar de cada curso com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição.

 

Ao todo, 95 instituições públicas de ensino superior participam da oferta do Sisu para o primeiro semestre de 2012. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As oportunidades se concentram principalmente no Nordeste e Sudeste, que oferecem respectivamente 34,66% e 33,09% das vagas. Menos de 5% das vagas estão no Norte, 12,88% no Centro-Oeste e 14,5%, no Sul.

Publicidade

 

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino entre os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar das chamadas subsequentes.

 

A segunda chamada está prevista para 26 de janeiro, com matrículas entre os dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será entregue para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1.º de fevereiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.