Sisu abre inscrições em etapa única e 2 opções em 10 de junho

Confira o calendário das chamadas, matrículas e lista de espera do sistema

Paulo Saldaña, Especial para o Estadão.edu

10 de maio de 2010 | 15h51

A secretária do Ensino Superior do MEC, Maria Paula Dallari, revelou hoje as novas regras do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), meio de seleção para universidades federais que usam o Enem como vestibular. Os candidatos poderão escolher duas opções de curso, em etapa única. As inscrições do meio de ano ficarão abertas entre 10 e 14 de junho, data idêntica à do cadastramento para o ProUni.

Caso a nota do Enem seja suficiente para o estudante ingressar no curso indicado como primeira opção, o candidato terá de efetivar a matrícula, sob pena de ser retirado do sistema. Se passar na segunda opção, pode permanecer para a segunda ou terceira rodadas de convocação. Haverá uma única lista de espera.

No ano passado, o Sisu foi uma fonte de dores de cabeça para estudantes, MEC e universidades. O sistema de seleção era confuso e apresentou vários problemas técnicos. Tinha três etapas e permitia ao estudante fazer uma opção em cada. Muitos universitários se cadastravam no sistema e desistiam de fazer a matrícula, o que provocou um grande número de vagas ociosas e exigiu a abertura de uma etapa suplementar.

 

"Vai desincentivar o jogo que ocorria e otimizar e agilizar o sistema", afirmou Maria Paula, durante reunião com o Conselho Universitário da UFSCar. Para ela, o "grande senão" no sistema no ano passado foi a demora para a conclusão do processo.

 

Maria Paula disse esperar que as universidades ofereçam 15 mil vagas. O MEC pretende abrir o processo de adesão das instituições nesta quarta-feira. Para isso, é preciso publicar uma portaria nesta terça-feira. O MEC divulgou as datas em que vão ocorrer as convocações e matrículas do Sisu.

 

Confira abaixo:

 

1ª chamada - 17/6

Matrícula - 21 e 22/6

Segunda chamada - 26/6

Matrícula - 30/6 e 1/7

Terceira chamada - 7/7

Matrícula - 12 e 13/7

Lista de espera - 19/7

 

 

 

 Atualizado às 18h27.

 

Mais conteúdo sobre:
sisumaria paula dallarienem

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.