Sistema de inscrição vai impedir o uso irregular de número do CPF

Candidato terá de informar número próprio de CPF no ato da inscrição

17 Junho 2010 | 17h00

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 serão abertas exclusivamente pela internet na segunda-feira, 21, e vão até o dia 9 de  julho. O estudante terá de informar o número do próprio CPF, independentemente da idade - não poderá mais usar o do pai ou da mãe. O próprio sistema de  recebimento das inscrições coibirá eventuais irregularidades. Para isso, buscará informações sobre o número indicado na base de dados da Receita Federal.

 

Além de informar os dados cadastrais, o participante do exame responderá, também pela internet, ao questionário socioeconômico. Quem tiver mais de 16 anos  pode solicitar seu CPF em uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios. O pai, a mãe ou o responsável legal deve solicitar CPF  para os menores de 16 anos. Não é possível tirar CPF pela Internet.

 

A taxa de inscrição é de R$ 35, mas alunos da última série do ensino médio de escolas públicas serão isentos do pagamento. Também podem ser isentos da taxa  os estudantes que já concluíram o ensino médio em escolas públicas e alunos de escolas particulares, desde que não tenham condições de pagá-la e assinem  declaração de carência.

 

Provas

 

A redação e as quatro provas do Enem, cada uma com 45 questões, serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro. No sábado, dia 6, haverá prova de ciências da  natureza e ciências humanas. No domingo, dia 7, deverá ser feita a redação e haverá prova de matemática e linguagens e códigos. O participante deverá optar  por uma língua estrangeira - inglês ou espanhol - no momento da inscrição.

 

As provas terão início às 13 horas e vão até as 17h30 no dia 6, sábado, e 18h30 no domingo, 7.

 

O edital com os detalhes do exame deve ser publicado em portaria nesta sexta, 18 de junho.

Mais conteúdo sobre:
enem mec

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.