Simulado Geekie+Estadão já tem quase 40 mil inscritos

Aluno poderá resolver provas de sábado até 5ª-feira e depois receber relatório de desempenho personalizado

Estadão.edu,

04 Outubro 2012 | 16h58

A Secretaria da Educação de Mato Grosso do Sul recomendou às escolas estaduais que oferecem o ensino médio a divulgar entre os alunos o Simulado Enem 2012 Geekie+Estadão, exame online e gratuito que entregará aos participantes um relatório de desempenho personalizado. As inscrições para as provas terminam às 23h59 desta sexta-feira, 5, pelo site www.geekie-estadao.com.br. Cerca de 40 mil pessoas já se cadastraram para fazer o simulado. As vagas são limitadas.

 

Para a gestora do ensino médio na secretaria sul-mato-grossense, Marcia Proescholdt Wilhelms, o Simulado Geekie+Estadão deve ser visto como "um grande aliado" na preparação dos estudantes a quase um mês do exame oficial. "Ele é um instrumento a mais para o aluno verificar seus conhecimentos", diz. A rede de ensino do Estado tem aproximadamente 110 mil alunos no ensino médio.

 

Além de publicar uma notícia sobre o simulado em seu site, a secretaria enviou uma circular às escolas solicitando que a divulgação para os alunos seja feita imediatamente. A correspondência, de acordo com Marcia, destaca as vantagens do simulado, entre elas o fato de ser online. "Desse jeito é mais prático para os estudantes", afirma a gestora. "Muitas vezes o aluno estuda disciplinas de maneira segmentada e o simulado reforça a ideia de pensar o conhecimento de forma interdisciplinar."

 

A Secretaria da Educação de Goiás também incorporou o Simulado Geekie+Estadão ao seu programa oficial de preparação para o Enem, que atraiu 10 mil dos 80 mil alunos do 3.º ano da rede. No Ceará, a secretaria estadual já enviou nomes de 12 mil estudantes para inscrição no exame.

 

Provas

 

O prazo para resolver os testes foi ampliado em quatro dias. O simulado vai ficar disponível na web das 6h do sábado, 6, às 23h59 da quinta-feira, 11. O aluno terá acesso ao exame no mesmo site da inscrição e poderá escolher o horário em que vai iniciar as provas. Serão quatro horas e meia para respondê-las, sem interrupções. A prova de Ciências Humanas e da Natureza terá 90 questões e a de Linguagens e Códigos e de matemática, outras 90. Não haverá redação.

 

O simulado é resultado de uma parceria entre o Estado e a Geekie, startup de tecnologia aplicada à educação. Ele foi criado por professores de ensino médio e de cursinhos e seguirá a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), a mesma do Enem, que dá pesos diferentes a questões segundo seu grau de dificuldade. Assim, o candidato poderá estimar seu nível de preparo no mesmo padrão do exame oficial.

 

Até o dia 16, o participante vai conferir online o número de acertos e sua pontuação nas áreas de conhecimento e disciplinas. Ele receberá um relatório personalizado que mostrará sua classificação em relação a outros inscritos e pontos fracos em cada matéria, para que estude e chegue afiado ao Enem, em 3 e 4 de novembro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.