PUBLICIDADE

'Serra está reforçando o governo', afirma Paulo Renato

Novo secretário assume no dia 15 de abril; ele foi ministro da Educação de Fernando Henrique Cardoso

Foto do author Renata Cafardo
Por Renata Cafardo
Atualização:

O novo secretário da Educação de São Paulo, deputado federal Paulo Renato Souza, afirmou nesta sexta-feira, 27, que o governador José Serra não estava descontente com o trabalho de Maria Helena Guimarães de Castro. "Serra está reforçando o governo. Trouxe o Geraldo", comentou Paulo Renato, ao ser questionado se a motivação da troca de secretários era política. A mudança seria parte das ações que o governo do Estado está para tomar antes das eleições presidenciais de 2010, na qual José Serra é um dos possíveis candidatos para concorrer pelo PSDB.

 

Veja também:

 

PUBLICIDADE

O ex-ministro da Educação do governo Fernando Henrique Cardoso afirmou que Maria Helena será sua assessora na área de avaliação e pesquisas. A secretária estava ao lado, ouvindo a ligação, e confirmou que aceitaria."Não vai mudar nada, o programa vai continuar o mesmo."

 

Paulo Renato assume o cargo no dia 15 de abril. No dia 8, Maria Helena deve divulgar ainda os resultados do Saresp, a avaliação da rede estadual. As provas foram feitas em novembro e têm questões de português, matemática e ciência. As notas do Saresp foram usadas para compor o Idesp, divulgado na semana passada.

 

No começo da tarde desta sexta, o governo de São Paulo confirmou o pedido de demissão de Maria Helena. A secretária teria alegado "motivos estritamente pessoais", segundo nota divulgada pela Secretaria da Educação.

 

Professora da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Maria Helena estava no cargo havia oito anos. A exoneração foi aceita por Serra uma semana após o governo de São Paulo ter divulgado os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que mostrou que 70% das escolas da rede estadual melhoraram entre 2007 e 2008.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.