Márcio Fernandes/Estadão
Márcio Fernandes/Estadão

Saiba como trabalhar no Enem 2019; inscrições para fiscal terminam hoje

Candidatos precisam ter ensino médio completo e serem servidores públicos em exercício do Poder Executivo Federal ou professores da rede estadual ou municipal de ensino

Clara Rellstab, O Estado de S.Paulo

22 de julho de 2019 | 11h56
Atualizado 29 de julho de 2019 | 10h16

As inscrições para os interessados em trabalhar como fiscal na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019  terminam nesta segunda-feira, 29. 

De acordo com as determinações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), para atuar nos dias de aplicação das provas do Enem, os candidatos precisam ter ensino médio completo e serem servidores públicos em exercício do Poder Executivo Federal ou professores da rede estadual ou municipal de ensino. 

A inscrição deve ser realizada no sistema da Rede Nacional de Certificadores (RNC) no link  https://www.certificadores.inep.gov.br. Durante a aplicação, o candidato poderá escolher até três municípios de atuação ou sub-regiões de preferência. As provas do Enem 2019 acontecerão em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro. 

O que é preciso para trabalhar no Enem?

Podem se inscrever servidores públicos federais regidos pela Lei nº 8.112 ou docentes da rede estadual ou municipal de ensino efetivo e registrados no Censo Escolar 2018. Também é requerido que o interessado tenha ensino médio completo.

O candidato não pode ter cônjuges, companheiros ou parentes entre os candidatos inscritos no Enem 2019 ou qualquer vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação.

Quando aprovados, os candidatos passam por um processo de capacitação para atuar segundo as normas do Inep durante a aplicação das provas. A data do curso de capacitação será divulgada aos aprovados pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

Como fazer a inscrição para trabalhar no Enem?

O candidato que cumprir os requisitos deve se candidatar no sistema da Rede Nacional de Certificadores (RNC) no link https://certificadores.inep.gov.br/.  A lista dos convocados será divulgada no mesmo endereço e no e-mail cadastrado durante a inscrição.

Quanto ganha quem trabalha no Enem?

A atividade desenvolvida pelos aplicadores do Enem está prevista no anexo do Decreto nº 6.092, de 2007 (elaboração de estudos, análises estatísticas ou relatórios científicos de avaliação) e tem o valor de R$ 342 por dia. 

O valor é equiparado ao da hora do servidor público do Poder Executivo Federal de R$ 28,50.

Até quando é possível se inscrever para trabalhar no Enem? 

O prazo de inscrição vai até o dia 29 de julho. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.