Estadão
Estadão

Saiba como funciona o Curso Estadão de Jornalismo

Conhecido como Curso de Focas do Estadão, programa garante certificado de extensão válido pela Universidade de Navarra, na Espanha

Redação, O Estado de S.Paulo

25 de setembro de 2020 | 18h51

Criado em 1990, o Curso Estadão de Jornalismo é um dos mais tradicionais programas de treinamento do País, tendo recebido nesse período jovens profissionais de todas as regiões do Brasil e também participantes do exterior. Durante os três meses de atividades, os focas complementam sua formação acadêmica e têm a oportunidade de entender a rotina nas redações do Grupo Estado. Trata-se do único programa do gênero a conferir diploma de curso de extensão, pela Universidade de Navarra, na Espanha.

As aulas

Técnicas de reportagem

Técnicas de edição multiplataforma

Jornalismo de Banco de Dados

Ética

Português

Economia

Política

Filosofia

Direito


Seleção

Podem se inscrever para o Curso Estadão de Jornalismo  profissionais formados até dois anos antes da realização do programa ou alunos do último ano/semestre das escolas de jornalismo de todo o Brasil. Para ser aceito, o candidato aprovado tem de apresentar prova de conclusão do curso ou certificado de matrícula.

Processo de seleção:

1ª fase (online)

Análise de currículo

Análise da justificativa de interesse

Análise da sugestão de pauta

Até 90 candidatos são chamados para a próxima etapa

2ª fase (online)

Entrevista

Texto jornalístico

30 são selecionados para o curso


Os Cursos Estadão de Jornalismo não pressupõem vínculo trabalhista nem criam direito relativo ao exercício da profissão junto aos promotores. Eles são gratuitos e não pagam remuneração de qualquer espécie. Os critérios de condução, coordenação, avaliação e supervisão são de inteira responsabilidade dos promotores.

Tudo o que sabemos sobre:
Curso Estadão de Jornalismo

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.