Felipe Rau/Estadão
Felipe Rau/Estadão

Notas do Enem 2019 são divulgadas; saiba como consultar

Estudantes podem consultar resultado no site e no aplicativo do Enem; para isso, é preciso usar a senha já cadastrada na 'Página do Participante'. MEC oferece possibilidade de recuperação dos dados, caso o estudante tenha esquecido

Redação, O Estado de S.Paulo

16 de janeiro de 2020 | 17h45
Atualizado 20 de janeiro de 2020 | 13h42

SÃO PAULO - O Ministério da Educação divulgou nesta sexta-feira, 17, as notas individuais do Exame Nacional do Ensino Médio 2019. Os resultados podem ser consultados no site e também no aplicativo do Enem (disponível no Google Play  e na App Store)

Para consultar o resultado, é preciso usar uma senha já cadastrada, que deve ser inserida na "Página do Participante". Se o estudante não lembra a senha, ele pode fazer a recuperação dos dados. 

Como recuperar a senha para ver a nota do Enem 2019

  • Acessar o endereço: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
  • Responder ao desafio de figuras solicitado no campo
  • Inserir o CPF
  • Clicar em "esqueci minha senha" no canto inferior direito da tela
  • Clicar em "enviar senha"
  • Aguardar uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado
  • Assim que tiver a nova senha, digitá-la no sistema para conferir o resultado

O MEC orienta o estudante a conferir tanto a caixa de entrada do e-mail quanto a pasta de spam, pois a mensagem pode ser direcionada pra lá.  Ainda de acordo com o MEC, caso o candidato não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado no site do Enem, ele pode alterar o endereço. Mas é preciso lembrar o e-mail anterior e responder a perguntas de confirmação.  O MEC também disponibilizou um telefone para consultas: 0800 616161.

Para Entender

Enem: entenda como é calculada a nota da prova

Teoria de resposta ao item é a ferramenta usada para correção do exame; ideia é medir com mais precisão a proficiência nas matérias e evitar chutes

Com a nota do Enem, os estudantes podem buscar vagas tanto no ensino superior público quanto privado no Brasil. A nota pode ser usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (ProUni), no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e também no ingresso direto nas instituições. Além disso, a nota do Enem também já pode ser usada em universidades no exterior. Em Portugal, por exemplo, 47 universidades aceitam a nota do Enem no processo seletivo de alunos. Saiba mais sobre o que fazer com a nota do Enem.

O Estadão produziu um podcast especial que explica como usar a nota do Enem. Ouça aqui!

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.