Referência em cursos de artes, FAAP foca na produção e no empreendedorismo dos formandos

Referência em cursos de artes, FAAP foca na produção e no empreendedorismo dos formandos

Faculdade é tradicional na formação de graduações como Arquitetura, Moda e Artes Visuais; alunos aprendem praticando

Guilherme Soares Dias, especial para o Estado, Estadão.edu

17 Outubro 2014 | 23h00

A Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP) tem tradição em formação em áreas como Cinema, Moda, Artes Plásticas, Arquitetura e Relações Internacionais e foca na produção prática. 

O curso de Cinema, por exemplo, existe desde 1972. O coordenador da graduação na instituição, José Gozze, lembra que a formação passou pelo período em que o cinema era pouco produzido, na época da película, até chegar à era digital em que há um “boom” na produção. Há reflexo desse aumento na Faap. “Temos prática intensa. Desde o primeiro até o oitavo semestre, o aluno está realizando”, afirma. Por semestre, os cerca de 450 alunos da instituição produzem de 30 a 40 curtas-metragens, que depois circulam por festivais. Com equipamentos e laboratórios modernos, a graduação forma diretores de cinema, fotografia, arte, som, finalizador e editores. Além das aulas práticas, Gozze destaca as disciplinas de legislação e captação de recursos.

Já a graduação de Moda foi implementada em 2008, depois de serem oferecidos cursos livres desde a década de 1980. O coordenador do curso na Faap, Ivan Bismara, afirma que a graduação está entre as melhores do País e tem como foco a criação. “Moda não é só roupa. É joia, calçado, figurino, estamparia, fotografia, visual merchandising. O aluno sai com visão ampla, compreende a moda como um todo.” As características fazem com que a instituição atraia alunos de outros Estados: “É um curso quase único”. Entre os formados, muitos aproveitam as aulas de empreendedorismo para abrir o próprio negócio.

Depoimento: Stefano Lapietra, diretor de cinema


“Me formei em 2009. Tive bastante prática e vivência do que seria o cinema. Aprendi todas as etapas da produção. Isso foi importante porque permitiu direcionar minha carreira para os meus objetivos. A faculdade oferece diversas possibilidades, mas, como é uma área prática, depende de os alunos aproveitá-las. Só senti falta de conexão com a indústria, com visitas a filmagens, por exemplo. Durante o curso, comecei a fazer estágio e continuo na área. Acabo de dirigir o filme ‘A Grande Vitória’.”

Serviço:

Data da prova: 16/11/2014

Vagas:1.827

Mensalidade: de R$ 2.659 a R$ 3.087

Inscrições: até 12/11/2014

Resultado:21/11/2014

Site: www.vestibular.faap.br

Mais conteúdo sobre:
hora da prova FAAP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.