PUBLICIDADE

Redação deixa Vértice fora do topo do ranking do Enem 2010

Colégio da zona sul de São Paulo, no entanto, obteve a maior média do País nas provas objetiva e de matemática

Por Isis Brum
Atualização:

Mesmo tendo caído da primeira para a terceira posição no ranking nacional por notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010), o Colégio Vértice, localizado na região sul da capital paulista, obteve a maior média do País nas provas objetiva e de matemática. A queda se deve à nota da redação, na qual houve uma diferença relevante em relação ao primeiro colocado do Brasil, o Colégio São Bento, no Rio (quase 40 pontos).

 

PUBLICIDADE

Desde os anos iniciais da alfabetização até o ensino fundamental 1 (até o 5.º ano), o foco é voltado a conceitos básicos da matemática, aulas diferenciadas em geometria e reforço dividido por níveis de dificuldade no ensino médio.

 

“Além dos exercícios em sala de aula, tem as tarefas. E uma preocupação é que o aluno resolva sozinho. Orientamos os pais a não contratar professores particulares para ajudar o filho com a tarefa”, afirma Adilson Garcia, diretor do Vértice. A nota da escola foi 811,76 em matemática. Nas questões objetivas, 722,68.

 

Na redação a média foi de 764,81. Mas a diferença com o primeiro colocado no Enem 2010 nesse último item não fará o Vértice rever a abordagem das aulas de redação. “Não é nossa preocupação mexer na disciplina”, diz Garcia. “Nos destacamos na prova objetiva, que reúne o conjunto de disciplinas trabalhadas.”

 

No grupo dos colégios que atingiram participação igual ou superior a 75%, o Colégio Batista de Bauru, no interior de São Paulo, obteve o primeiro lugar em redação, com a pontuação 765,91, estando o Vértice logo abaixo. Pelo critério de nota, sem levar em conta a participação dos alunos, o colégio Cristão de Jundiaí, também no interior, ficou com a primeira colocação na prova de redação no Estado.

 

Segundo a diretora do Colégio Batista, a professora Marta Cristina Aparecida de Mello Soares, há 8 anos foi elaborado um projeto para as aulas de redação. Mas o estímulo, explica, começa desde as séries iniciais, com oficinas de leitura, contos e a obrigatoriedade de ler livros em todas as séries.

 

“No ensino médio, damos especial atenção à criticidade. Incentivamos nossos alunos a participar das discussões, debater os temas propostos e emitir opinião”, conta a diretora. “Isso faz a diferença porque leva o estudante a pensar.”

Publicidade

 

A escola, que conta com 677 alunos do ensino infantil ao médio e tem 47 professores, adota a filosofia cristã de ensino. “Valorizamos princípios éticos, a cidadania e os direitos humanos acima de tudo”, conclui Marta.

 

COLÉGIO VÉRTICE

 

ONDE FICACampo Belo, zona sul de SP

 

QUANTOS ALUNOS1.009 do infantil ao médio

 

PROFESSORES86 do infantil ao médio

 

ANUIDADE E SELEÇÃOR$ 38.974A seleção inclui entrevista, provas e vivência de 1 dia na escola

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.