André Dusek
André Dusek

Provas do Enem serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro

Período de inscrição vai de 25/5 a 5/6, com taxa de R$ 63; candidato que não fizer as provas não terá direito à isenção no próximo exame

O Estado de S. Paulo

14 Maio 2015 | 15h10


SÃO PAULO - O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, divulgou nesta quinta-feira, 14, as regras para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015. As provas do Enem 2015 serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro, com taxa de inscrição de R$ 63.

O edital do exame será publicado na próxima segunda-feira, 18. O período de inscrição vai do dia 25/5 ao dia 5/6. O participante que for isento da taxa de inscrição e não comparecer ao exame não receberá isenção na próxima edição da prova. "Uma pessoa não pode ter isenção graças a recursos da sociedade e jogar isso fora. Há uma responsabilidade moral que é preciso assumir", disse Janine Ribeiro.

O ministro da Educação também garantiu que a edição de 2015 continuará considerando o nome social, para travestis e transexuais. "Será considerado errado se qualquer monitor chamar essas pessoas pelo nome que está no documento", disse Janine Ribeiro. O candidato também terá direito a usar o banheiro relativo ao nome social.    

Segundo o ministro, o cartão de confirmação do Enem 2015 não será enviado via Correios - deverá ser baixado na página do exame. A prova será aplicada em 1.714 municípios, em quase 19 mil locais.  São esperados mais de 9 milhões de candidatos. 

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.