ProUni também deve mudar e Enem, substituir 1ª fase do Enade

MEC pretende adotar processo único para distribuição de 80 mil bolsas este ano

PUBLICIDADE

Por Paulo Saldaña
Atualização:

Depois de anunciar mudanças no Sisu, o Ministério da Educação também pretende alterar as regras do ProUni. A secretária de Ensino Superior, Maria Paula Dallari, disse que pretende reduzir de 5 para 2 o número de opções que os candidatos a bolsas podem fazer no ProUni. Ela também afirmou que o Enem pode substituir a 1ª fase do Enade, exame que avalia competências de alunos de graduação.

PUBLICIDADE

O ProUni terá no meio do ano o mesmo prazo de inscrição do Sisu: de 10 a 14 de junho. A ideia do MEC é, além de limitar o número de opções, adotar um processo único para a escolha dos beneficiados pelas 80 mil bolsas que o governo prevê distribuir em 2010. Até o ano passado, o ProUni tinha três etapas para inscrição.

No caso do Enade, hoje o exame é aplicado a alunos do primeiro e do último ano de cada curso. Se a proposta mencionada por Maria Paula vingar, o Enade ficará restrito aos alunos concluintes. Além de avaliar os estudantes, a nota do Enade entra no cálculo do conceito dos cursos de graduação do País. Aqueles que têm conceitos ruins podem ser fechados pelo MEC.   

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.