Professora do Maranhão tem demissão suspensa

Uiliene Rosa havia publicado fotos de seus alunos fazendo provas sob goteiras em sala de aula

Cristiane Nascimento, Especial para o Estadão.edu,

31 de outubro de 2012 | 18h35

A demissão da professora Uiliene Araújo Santa Rosa foi suspensa nesta quarta-feira, 31. A docente havia sido dispensada após fotografar seus alunos sob goteiras na Escola Municipal Guilherme Dourado, em Imperatriz, no Maranhão. Nesta manhã, o prefeito da cidade, Sebastião Madeira, tornou sem efeito o ato da Secretaria Municipal de Educação que havia demitido Uiliene e determinou à Procuradoria-Geral do Município que abra uma sindicância para apurar todos os fatos relacionados ao episódio que resultaram no desligamento da professora a pedido da direção da escola.

Até o fim da tarde desta quarta, Uiliene não havia sido contatada por nenhum órgão oficial. A professora afirma que soube da decisão pelo Facebook. "Acho que estão voltando atrás para reparar a medida arbitrária e abusiva que foi tomada", disse ao Estadão.edu. Uiliene afirmou ainda que, quando reintegrada ao quadro da secretaria, pretende pedir transferência para outra instituição de ensino. "Depois de todo o constrangimento que passei, sei que não vou me sentir bem naquela escola."

 

As fotos tiradas e publicadas por Uiliene ganharam repercussão nas redes sociais no fim de semana. As imagens mostram o teto da escola cheio de buracos e estudantes usando guarda-chuvas enquanto faziam prova. De acordo com a professora, ao postar as imagens em seu perfil no Facebook, sua intenção não era denunciar a escola, mas mostrar a sua indignação e chamar a atenção de seus colegas para o descaso com as escolas públicas do município.

Duas semanas depois da postagem das fotos, Uiliene foi demitida sob a justificativa de praticar "atos de condutas que não estariam de acordo com as normas da escola".

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.