Professora do Etapa analisa redação de candidato da Fuvest

A redação Altruísmo na Essência Humana é um bom exemplo de modelo dissertativo-argumentativo, pois cumpre com eficiência e poeticidade as orientações do tema e da proposta, como se verá a seguir:

Simone da Motta*, Especial para o Estadão.edu

30 Maio 2011 | 23h50

 

Abordagem

 

O texto foge do senso-comum: o candidato defende a ideia de que o mundo é o que sempre foi, o altruísmo existe (e sempre existiu) em pequenas doses (muitas vezes não valorizadas) e aqueles que se sobressaem são considerados modelos, ícones de comportamento; assim, as grandes demonstrações de altruísmo – exemplificadas nas figuras de Madre Teresa de Calcutá e de São Francisco de Assis – são exceção, e não regra. Essa visão tira a redação de uma análise esperada, a de que o homem precisa se solidarizar com os demais de modo que não se torne egoísta demais.

 

Reforçando esse quesito está o bom uso de artifícios retóricos: perguntas bem elaboradas, cujas respostas servem para introduzir novas informações e complementar os argumentos que vêm sendo desenvolvidos – aliás, esse é o papel das perguntas em uma redação: estabelecer um contato mais próximo com o leitor (pelo próprio dinamismo pertinente ao jogo pergunta x resposta) e apresentar, nas respostas, visões particulares (opiniões) às questões propostas.

 

Linguagem

 

Também não há falhas no processo de construção desta redação. Inicialmente, o bom domínio do vocabulário e das regras gramaticais facilita a leitura, tornando-a legível e bem-estruturada, evitando-se, sobretudo, as repetições de palavras, que tanto empobrecem um texto. Além disso, a obediência às regras gramaticais também orienta a construção de trechos bem encadeados e logicamente elaborados, reforçando-se os princípios de coesão e coerência, respectivamente, responsáveis, em grande parte, pela fluidez da leitura textual.

 

É importante notar que a redação é analisada em um todo, e parte do seu sucesso é fruto dos elementos mencionados, que facilitam a leitura e, consequentemente, a interpretação das ideias contidas nos parágrafos.

 

Título

 

O título dado à redação não é muito criativo, mas também não depõe contra o texto: simples e imediato, apresenta o conteúdo de que necessita – o altruísmo é uma característica do homem, logo, pertence à essência humana. Claro que títulos criativos podem ser mais chamativos, o que não desabona (ou minimiza) o título produzido.

 

De forma geral, e pelos motivos mencionados, esta é uma redação acima da média e merece, evidentemente, estar entre as melhores da Fuvest.

 

* PROFESSORA DE REDAÇÃO DO ETAPA

 

Veja também:

 

linkEscrevendo no padrão Fuvest

link'Redações da Fuvest parecem escritas por uma mesma pessoa', diz o escritor Marcelino Freire

linkLeia os comentários dos professores do AngloObjetivo e Vértice sobre a redação Altruísmo na Essência Humana

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.