
30 de maio de 2011 | 23h50
Abordagem
O texto foge do senso-comum: o candidato defende a ideia de que o mundo é o que sempre foi, o altruísmo existe (e sempre existiu) em pequenas doses (muitas vezes não valorizadas) e aqueles que se sobressaem são considerados modelos, ícones de comportamento; assim, as grandes demonstrações de altruísmo – exemplificadas nas figuras de Madre Teresa de Calcutá e de São Francisco de Assis – são exceção, e não regra. Essa visão tira a redação de uma análise esperada, a de que o homem precisa se solidarizar com os demais de modo que não se torne egoísta demais.
Reforçando esse quesito está o bom uso de artifícios retóricos: perguntas bem elaboradas, cujas respostas servem para introduzir novas informações e complementar os argumentos que vêm sendo desenvolvidos – aliás, esse é o papel das perguntas em uma redação: estabelecer um contato mais próximo com o leitor (pelo próprio dinamismo pertinente ao jogo pergunta x resposta) e apresentar, nas respostas, visões particulares (opiniões) às questões propostas.
Linguagem
Também não há falhas no processo de construção desta redação. Inicialmente, o bom domínio do vocabulário e das regras gramaticais facilita a leitura, tornando-a legível e bem-estruturada, evitando-se, sobretudo, as repetições de palavras, que tanto empobrecem um texto. Além disso, a obediência às regras gramaticais também orienta a construção de trechos bem encadeados e logicamente elaborados, reforçando-se os princípios de coesão e coerência, respectivamente, responsáveis, em grande parte, pela fluidez da leitura textual.
É importante notar que a redação é analisada em um todo, e parte do seu sucesso é fruto dos elementos mencionados, que facilitam a leitura e, consequentemente, a interpretação das ideias contidas nos parágrafos.
Título
O título dado à redação não é muito criativo, mas também não depõe contra o texto: simples e imediato, apresenta o conteúdo de que necessita – o altruísmo é uma característica do homem, logo, pertence à essência humana. Claro que títulos criativos podem ser mais chamativos, o que não desabona (ou minimiza) o título produzido.
De forma geral, e pelos motivos mencionados, esta é uma redação acima da média e merece, evidentemente, estar entre as melhores da Fuvest.
* PROFESSORA DE REDAÇÃO DO ETAPA
Veja também:
'Redações da Fuvest parecem escritas por uma mesma pessoa', diz o escritor Marcelino Freire
Leia os comentários dos professores do Anglo, Objetivo e Vértice sobre a redação Altruísmo na Essência Humana
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.