RAFAEL ARBEX/ ESTADÃO
RAFAEL ARBEX/ ESTADÃO

Primeiro dia de provas do Enem registra 30% de abstenção

O ministro da educação, Mendonça Filho, afirmou que não foram registradas ocorrências graves durante a prova; segunda parte do exame acontecerá no próximo domingo

Julia Lindner, O Estado de S. Paulo

05 Novembro 2017 | 21h05

BRASÍLIA - O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou 30,2% de abstenções. Dos 6,7 milhões de inscritos, 4,3 milhões marcaram presença neste domingo, 5, de acordo com informações preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e do Ministério da Educação. 

Entre todos os participantes, 273 foram eliminados por descumprimento das regras gerais. Destes, nove tiveram objetos proibidos identificados por meio do detector de metais. Em 2016, foram 3.942 eliminações no primeiro dia e outras 4.780 no segundo dia.

Segundo o ministro Mendonça Filho (Educação), não foram registradas "ocorrências graves" no primeiro dia de prova. O MEC verificou quatro ocorrências: duas de pessoas que saíram correndo com o caderno de questões antes do horário permitido, além de outros dois locais de provas onde não foi possível fazer a aplicação do ENEM por problemas de energia - uma em Teresina, no Piauí, e outra em Curuaçu, em Goiás.

O MEC ainda não possui o número de quantas pessoas não puderam fazer o teste por problemas técnicos, mas assegurou que os participantes não serão prejudicados e poderão refazer o ENEM nos dias 12 e 13 de dezembro.

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.