Possibilidade de refazer o Enem não anima a todos

Candidatos que prestaram o exame se vêem já preocupados demais com a série de outros vestibulares

PUBLICIDADE

Por Ísis Brum
Atualização:

Com o gabarito do Enem em mãos e uma maratona de vestibulares a ser cumprida até o ano que vem, alguns estudantes já não se sentem animados a refazer a avaliação – mesmo com a confirmação de vazamento de parte do conteúdo da prova de redação.

PUBLICIDADE

“Se o Enem fosse cancelado, não haveria data. Ainda tem muitos vestibulares pela frente”, diz Guilherme Aruth, de 19 anos, candidato a Medicina. “Mas acho correto fazer uma nova prova para quem foi prejudicado.”

 

Caroline Oliveira, de 17 anos, aluna do cursinho Instituto Henfil, em Mauá, na Grande São Paulo, prefere não refazer a prova. Ela pegou as folhas com o cabeçalho do gabarito invertido e disse que os monitores foram solícitos. “Ninguém foi prejudicado”, afirma. “O aluno (que soube do conteúdo) não teve tempo para pensar na redação, pesquisar e ter um desempenho melhor. Acho que não é preciso cancelar tudo por causa disso”, afirma.

Já a dona de casa Eliza de Souza Tenuta, de 56 anos, gostaria de ter outra oportunidade. “O novo Enem deveria ser estendido a todos os candidatos, para dar chance igual para todos”, diz ela, que quer cursar Licenciatura em História.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.