Márcio Fernandes/Estadão
Márcio Fernandes/Estadão

Por causa de trânsito, candidato perde prova da 2ª fase da Fuvest

Portões fecharam pontualmente às 13h; candidatos fazem provas de 7 disciplinas do ensino médio

Guilherme Soares Dias,

06 Janeiro 2014 | 13h24

Depois de ter passado na 1ª fase, feito um dia de prova no domingo, dia 5, houve quem perdeu prova nesta segunda-feira e viu adiado o sonho de uma vaga na USP.

O professor João Nascimento, de 47 anos, chegou poucos minutos após o fechamento dos portões, na UMC Villa Lobos, zona oeste de São Paulo. Candidato a uma vaga em Letras, Nascimento colocou a culpa no transporte público. "Demorei mais de uma hora para fazer de ônibus um trajeto que ontem fiz em 40 minutos. Agora vou ter de esperar o ano que vem", diz ele. João disse que mora próximo da USP e reclamou de ter de fazer a prova longe de casa.

Os portões fecharam pontualmente às 13 horas. Umas das últimas a conseguir entrar, a candidata Aline dos Santos, de 27 anos, também reclamou do trânsito. "Peguei muito transito e tive dificuldade para estacionar o carro. Mas estou aliviada de conseguir chegar", disse ela, que presta para Letras, ao entrar no local.

Os mais de 30 mil participantes da 2ª fase da Fuvest encaram nesta segunda-feira, dia 6, mais um dia prova. Dessa vez, os candidatos terão que encarar 16 questões das disciplinas do ensino médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia e Inglês). Todas as perguntas são discursivas.

No domingo, dia 5, eles fizeram a prova de Português e Redação. Professores ouvidos pelo Estado comentaram que a prova foi boa e o tema da redação surpreendeu. Os estudantes tiveram que escrever um texto sobre a questão do Idoso na sociedade. A Fuvest registrou abstenção de 7,8% dos candidatos (o número de faltosos foi de 2.542, ante 32.569 convocados.

A segunda fase da Fuvest tem mais um dia de prova na terça, dia 7. São 12 questões de duas ou três disciplinas, de acordo com a carreira escolhida. A prova seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa. A USP oferece neste ano 11.057 vagas e a Santa Casa, 100.

Do dia 8 ao dia 10 de janeiro acontecem as provas de habilidades específicas para cursos que contam com essa modalidade. A divulgação da 1ª chamada de convocados está marcada para dia 1 de fevereiro.

A 'TV Estadão' vai transmitir a correção das provas a partir das 19h30. Professores do Cursinho da Poli comentam ao vivo o exame www.estadao.com.br/aovivo). Candidatos podem enviar perguntas pelo Twitter com a hashtag #participaestadao ou postar comentários na página do Estadão.edu no Facebook http://www.facebook.com/estadao.edu).

Mais conteúdo sobre:
Fuvest

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.