Leonardo Soares/AE
Leonardo Soares/AE

Pesquisa mostra que 21% das cidades do País não têm bibliotecas municipais

Mais de 90% das bibliotecas não oferecem serviços a pessoas com deficiência visual

Agência Brasil

30 Abril 2010 | 12h31

Pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 30, pelo Ministério da Cultura revela que em 445 cidades brasileiras ainda não há bibliotecas municipais. O índice representa 8% dos 5.565 municípios em todo o país. O estado com o maior número de cidades sem esses espaços para leitura é o Maranhão (61).

 

Veja também:

linkRio de Janeiro ganha primeira biblioteca-parque do Brasil

 

O 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais foi realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e encomendado pelo ministério.

 

De acordo com o levantamento, em 79% das cidades há bibliotecas municipais em funcionamento. Em 12%, elas estão em processo de implantação e em 1%, em fase de reabertura. O estudo foi feito entre setembro e novembro do ano passado. Em 2007 e 2008, 660 cidades não tinham bibliotecas municipais.

 

O perfil dos estabelecimentos indica uma média de 296 empréstimos por mês e uma frequência média de usuários de 1,9 vez por semana. A área física é de 177 metros quadrados, em média, e a maioria das bibliotecas (99%) não abre durante os finais de semana, só funciona de segunda à sexta, de manhã e de tarde.

 

Os dados mostram ainda que 91% dos locais não oferecem serviços a pessoas com deficiência visual. O índice das bibliotecas que não dispõem de serviços para portador de necessidades especiais chega a 94%. Além disso, 88% dos estabelecimentos não têm nenhum tipo de atividades de extensão, como oficinas e rodas de leitura em escolas.

 

Segundo a pesquisa, 64% das bibliotecas municipais do país têm computador, 39% têm televisão, 28% têm videocassete, 27% têm aparelho de DVD e 24% ainda usam máquina de datilografia. Entretanto, 25% delas não contam com nenhum desses equipamentos.

 

Apesar do número razoável de estabelecimentos com computadores, nem a metade (45%) tem acesso à internet. Desses, apenas 29% prestam esse tipo de serviço aos usuários.

Mais conteúdo sobre:
pesquisabibliotecasBrasilcenso

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.