30 de agosto de 2010 | 18h49
O Pedalusp foi inspirado no projeto francês de bicicletas públicas. Por lá, a iniciativa partiu do governo local de Grand Lyon- responsável pela cidade de Lyon e por outras 50 pequenas cidades na região. Segundo Christian Minaudier, que participou da criação e do desenvolvimento do Vélo V, a ideia veio das dificuldades com trânsito e com falta de locais para estacionar carros. "Fizemos também uma pesquisa para perceber como as pessoas pensavam nas bicicletas. Concluímos que elas só a viam como lazer, não como transporte", disse Minaudier ao Estadão.edu.
De início, alguns políticos ficaram hesitantes, pelos gastos que poderia provocar. A publicidade foi a saída para custear todo o projeto. A adesão das pessoas ao projeto foi grande, o que fez com que ele fosse aplicado posteriormente em Marselha e em Paris.
O projeto francês foi o primeiro a aplicar, em grande escala, o serviço de bicicletas públicas com estações automatizadas. A inspiração veio do modelo austríaco, que havia implantado o serviço, porém em menor escala. Na França, a primeira meia hora de uso é gratuita. Após esse período é cobrada uma taxa que varia de acordo com o tempo de uso.
Números do projeto Vélo V, em Lyon
(começou em 2005)
- 3,100 bicicletas
- 40 estações
- 80,000 usuários
- 16,700 aluguéis por dia
Números de Paris Vélib’, o maior projeto de bike-sharing da França, que começou em 2007:
..20,600 bicicletas
..1,451 estações
-a partir de 75,000 aluguéis por dia
Três gerações
Os especialistas costumam dividir o bike sharing em três gerações. A primeira foi em Amsterdam, na década de 1960, com as White Bikes, que eram totalmente livres, sem regras. A segundo fase foi no estilo dos parkímetros: colocava-se uma moeda para retirar a bicicleta. A última e atual é com as estações automatizadas, onde o usuário normalmente tem um cartão de identificação próprio para o serviço, ou tem que comprar um cartão com créditos para utilizar o sistema.
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