Para MEC, desafio é ampliar vagas públicas com qualidade

"É preciso encontrar mecanismos para que haja um aumento da oferta (de vagas) nas instituições públicas e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade de todo o setor", afirmou o diretor de Estatística e Avaliação de Ensino Superior do MEC, Dilvo Ristoff, sobre os dados do Censo de Educação Superior de 2002.O secretário de Educação Superior, Carlos Antunes, também mostrou preocupação com a proliferação de cursos superiores. Ele disse que hoje o MEC dispõe de mecanismos insuficientes para avaliar a qualidade do ensino e, pior, poucos instrumentos para impedir o funcionamento de cursos de baixa qualidade.Defensor da criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Antunes julga indispensável a exigência de um período de testes para os cursos. A idéia é que a concessão seja feita somente depois de a instituição provar, na prática, que tem condições de cumprir as metas de ensino.Antunes afirmou que a estratégia do novo governo mudou. De janeiro a setembro, foram autorizados 186 cursos e 53 instituições superiores. A redução, disse, em parte se deve à fase de adaptação dos novo governo. Mas também reflete a mudança na visão para conduzir o setor.Ensino médio pressionaPresidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) na gestão Fernando Henrique Cardoso, Maria Helena Guimarães de Castro rebateu as afirmações de que o crescimento da oferta de cursos e instituições tenha sido desordenado e sem controle."O que houve foi uma enorme expansão no número de alunos do ensino médio pressionando por mais vagas no superior. Eram 680 mil concluintes em 1994 e 1,7 milhão em 2001. Os cursos só aumentaram porque aumentou a demanda", diz Maria Helena, atual secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.Para ela, embora a qualidade do ensino superior deva melhorar, a expansão não foi acompanhada da falta de qualidade. Segundo ela, as últimas edições do Provão apontaram que instituições novas foram as mais bem avaliadas.

Agencia Estado,

18 de outubro de 2003 | 15h37

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