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Pais devem ter acesso livre à escola

Não basta escolher a escola, os pais precisam participar das atividades escolares. É o que aconselham os educadores aos pais que desejam um bom aproveitamento do filho. Por isso, a instituição deve estar aberta ao diálogo e realizar reuniões periódicas

Por Agencia Estado
Atualização:

Uma vez escolhida a escola, o trabalho continua. Ou seja, os pais devem acompanhar o desempenho do filho e as atividades escolares. Para tanto, é preciso saber desde o início que tipo de participação os pais devem ter, com qual periodicidade realizam as reuniões e de que forma as avaliações são feitas, aconselha Eloísa Ponzio, coordenadora de projetos e formação de professores das Escolas Associadas Pueri Domus. Segundo ela, para saber mais como a escola trabalha, um conselho é conversar com quem já estuda lá ou tem os filhos matriculados. Outro ponto importante é observar se a escola promove discussões sobre assuntos da atualidade e em que medida engaja seus alunos em projetos, que podem ser sociais, ambientais, educacionais etc, ressalta a coordenadora. A psicopedagoga Lilia Aguiar Marçon aconselha escolher uma escola cuja coordenação pedagógica esteja aberta ao diálogo fora das reuniões marcadas durante o ano. "É preciso prestar atenção na resposta a estas perguntas: caso haja algum problema com o acompanhamento do filho, a escola avisa imediatamente ou espera as reuniões bimestrais quando o problema já estiver agravado? O que a escola faz quando detecta problemas com a criança? Chama a família?" Estímulo à leitura Ela também aconselha os pais a visitarem pelo menos três escolas próximas de onde moram. "A proximidade evita mais um estresse, o de chegar lá na hora devido ao trânsito." E, durante essas visitas, vale observar o se o espaço físico é adequado, arejado, com áreas verdes, quadras esportivas, laboratórios de informática, assim como uma biblioteca, o que significa que a escola se preocupa em incentivar à leitura. Para a coordenadora Eloísa Ponzio, essa é uma das características mais importantes: o estímulo à leitura. "E a biblioteca, além de um bom acervo, deve facilitar o acesso do aluno. Ele não pode chegar e dar de cara com um balcão sem poder escolher os livros que deseja ler." Ela ressalta ainda que a biblioteca deve ser um espaço agradável em que a criança se sinta livre. Outra pergunta importante, segundo a coordenadora, é quantos alunos no máximo são colocados em cada sala de aula. "O ideal é que nas escolas infantis não ultrapasse 20; de 1ª a 4ª séries, de 25 a 30; e, acima dessas séries, no máximo 35." Do contrário, compromete o rendimento porque o aluno não encontra espaço para falar, para participar das discussões.

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