Werther Santana/Estadão
Werther Santana/Estadão

Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas aplica provas da 1ª fase nesta terça-feira

Mais de 18 milhões de estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio realizam primeira fase da OBMEP; alunos de instituições privadas também participam, mas concorrem separadamente

Redação, O Estado de S.Paulo

07 de junho de 2022 | 09h29

Mais de 18 milhões de alunos de todas as regiões do País participam da prova da primeira fase da 17.ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), nesta terça-feira, 7. A prova é a maior competição científica do País e alcança estudantes do 6.º ano do ensino fundamental ao 3.º ano do médio. Nesta edição, participam 99,78% dos municípios brasileiros e mais de 54 mil escolas. 

A OBMEP é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), mas são as escolas que aplicam e corrigem, conforme as instruções e os gabaritos.

O exame tem duração máxima de duas horas e meia com 20 questões, e é dividido em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (ensino médio). Estudantes com necessidades especiais têm três horas e meia para completar a prova.

Os alunos que passarem na primeira fase da OBMEP realizarão a prova da segunda fase, composta por 6 questões discursivas, em 8 de outubro. A classificação é feita de acordo com as maiores notas na prova da primeira fase em ordem decrescente até que seja preenchido o número total de vagas disponível para cada escola, por nível.

Estudantes de escolas públicas e privadas concorrem separadamente. São 6.500 medalhas e até 46.200 certificados de Menção Honrosa às escolas públicas, e 975 medalhas e até 5.700 certificados de menção honrosa às instituições privadas.

Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.)  como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Os resultados da classificação para a segunda etapa da competição serão divulgados em 2 de agosto, e os premiados, em 20 de dezembro.

Segundo a organização da OBMEP, a prova contribui para estimular o estudo da Matemática, identificar jovens talentos da disciplina e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Tudo o que sabemos sobre:
escolamatemática

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.