O MBA é suíço, mas a plástica é carioca

Fabiana Cimieri,

30 de abril de 2009 | 00h14

RIO - “Quanto maior o mercado, mais profissionais se formam”, explica o cirurgião plástico Hebert Lamblet, fundador da Bellevue Clinic, em Ipanema, na manhã ensolarada do dia 16. “Na Suíça, nos três anos de especialização, o cirurgião faz no máximo um lifting facial; no Brasil, ele faz no mínimo dez, em dois anos.”

Na “platéia” de Lamblet estão alunos do MBA Executivo da Universidade de Saint Gallen, Suíça, uma das 30 melhores escolas de negócio da Europa. Fazem parte de um grupo de 44 estudantes, a maioria gerentes de grandes empresas, que escolheu o Brasil como tema do projeto final do curso.

Em São Paulo, eles analisaram aspectos institucionais do País, o terceiro setor e conheceram detalhes do Cidade Limpa. “O trabalho social das fundações é muito bom”, diz Marco Egbring, de 35 anos, dono de uma empresa de software para gestão médica. Mas não foi só isso que chamou sua atenção. “Todo mundo tem empregada doméstica aqui? É impressionante a naturalidade com que se fala disto.”

No Rio, os alunos se dividiram em grupos para estudar o mundo dos negócios. O de Marco estudou o mercado de plásticas. Ele e os colegas se surpreenderam ao saber que há consórcios para bancar cirurgias. E que, ao contrário das europeias, as brasileiras admitem que fazem a operação e gostam de contar detalhes.

O grupo que analisou a situação de executivos de fora do País considerou baixos os salários, embora os estrangeiros sejam bem vindos. “Muitas lideranças brasileiras estão orientadas para a harmonia e evitam tomar decisões, o que leva a reuniões intermináveis em que não se decide nada”, diz o relatório.

Os europeus se espantaram com o fato de alunos de pós trabalharem ao mesmo tempo. “Lá não trabalhamos em dia de aula do MBA”, diz Caroline Brüesch, de 42, advogada.

Tudo o que sabemos sobre:
pontoedu

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.