'Não pode ser só instrumento de marketing'

Especialista diz que a escola já deve ter um histórico de trabalhos mais complexos e interdisciplinares antes de pedir esses TCCs

Victor Vieira, O Estado de S. Paulo

03 Novembro 2014 | 02h01

SÃO PAULO - Para Branca Jurema Ponce, professora da pós-graduação da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é necessário que a escola já tenha um histórico de trabalhos mais complexos e interdisciplinares antes de pedir esses trabalhos de conclusão de curso. "(A monografia) Não pode ser apenas um instrumento de marketing do colégio." Esses projetos, diz ela, contribuem na escolha profissional dos alunos.

Outra preocupação é que essas disciplinas não se tornem uma competição ente os colegas. "O projeto deve fazer com que o aluno tome gosto pelo conhecimento", afirma Branca. "Não pode ser com base apenas na meritocracia individual", afirma.

Já a professora da USP Elba Sá Barreto afirma que as monografias têm o potencial de estimular uma participação mais ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. "Eles podem desenvolver várias habilidades, como consultar diferentes fontes e analisá-las", afirma.

Mais conteúdo sobre:
Educação monografia ensino médio

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.