Mestre da USP é acusado de plagiar professora de Feira de Santana

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas instaurou processo administrativo; ex-aluno pode perder título

Luciana Alvarez, O Estado de S.Paulo

21 Outubro 2010 | 20h39

Uma professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) denunciou um ex-aluno da Universidade de São Paulo (USP) de ter plagiado sua dissertação de mestrado, na área de geografia. A Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP instaurou processo administrativo para apurar o caso. Se for comprovado o plágio, o ex-aluno pode perder o título de mestre.

A professora da Uefs Edinusia Moreira Carneiro Santos diz que longos trechos de sua dissertação “Reorganização Espacial e Desenvolvimento da Região Sisaleira da Bahia: O Papel da Associação dos Pequenos Agricultores da Cidade de Valente”, defendida em 2003, foram copiados sem a devida citação por Écio Aparecido Ricci. “Foram copiados até agradecimentos, bem como a conclusão, como se fossem dele”, disse Edinusia em comunicado divulgado pela Uefs.

Ricci afirmou ao Estado ter “convicção que não plagiou ninguém”. “Eu citei a dissertação dessa professora e a indiquei devidamente na bibliografia”, diz. Ele alega que ainda não foi comunicado oficialmente pela USP sobre a investigação, mas já está enfrentando problemas em seu emprego. “Passei em concurso público mas estou em estágio probatório. Não fui condenado por nada, mas já estou sofrendo um linchamento público.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.