MEC tem nova secretária de educação básica

A professora Maria Beatriz Luce é a quarta pessoa a ocupar a secretaria no governo Dilma Rousseff (PT)

Paulo Saldaña, O Estado de S. Paulo

08 de abril de 2014 | 21h41

A professora Maria Beatriz Luce é a nova secretária de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação. Ela é ex-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), do Rio Grande do Sul, e foi membro do Conselho Nacional de Educação. É a quarta pessoa a ocupar essa secretaria no governo Dilma Rousseff (PT).

A SEB tem responsabilidade pela educação infantil, ensino fundamental e médio - fases com grandes dificuldades no país, principalmente os anos finais. Programas importantes do governo na área são articulados pela secretaria, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) e pacto pelo ensino médio.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Maria Beatriz tem doutorado em Educação pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, e é professora Titular na UFRGS. Também é orientadora do programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade.

Maria Beatriz substitui na SEB Romeu Caputo, que assumiu a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) há cerca um mês - Yvelise Arco-Verde respondeu interinamento pela secretaria nesse período. Essa nomeação foi a quinta mudança na equipe do MEC promovida pelo ministro Henrique Paim, sucessor de Aloizio Mercadante na pasta.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.