
21 de dezembro de 2011 | 23h43
SÃO PAULO - Os estudantes interessados em ingressar no ensino superior público em 2012 podem consultar a relação de cursos e vagas que estão disponíveis no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). Veja lista dos cursos disponíveis no Sisu 2012.
O MEC informou que a divulgação só iria para o ar na segunda-feira, dia 26, mas na noite desta quarta-feira colocou o link em seu portal. Quem prestou o Enem pode se candidatar a 108.552 vagas em instituições de ensino pelo Sisu. O número representa aumento de 30% na oferta de vagas em relação ao primeiro semestre de 2011.
Ao todo, há vagas em 3.327 cursos. O processo traz alguns novas graduações, como o bacharelado de Ciências e Tecnologia nas Áreas do Mar e Meio Ambiente da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
As inscrições serão abertas à 0 hora de 7 de janeiro e vão até o dia 12. Diferentemente ocorrido nos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de 0 às 6 horas para atualização, ele funcionará ininterruptamente.
Na hora de se inscrever no Sisu, o candidato deve fazer duas opções de curso. Ele pode mudar essas opções, com base na nota de corte de cada curso - que será divulgada diariamente, nas madrugadas. Cada mudança invalidará a opção anterior.
O candidato aprovado na primeira opção será retirado do sistema. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15. Esses selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer a matrícula. As instituições terão prazo de 19 a 23 do mesmo mês para registrá-las no sistema.
Caso o candidato não se matricule, perderá a vaga. O que for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima nos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.
A segunda chamada será divulgada no dia 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Quem não conseguir vaga, pode pedir inclusão, entre 26 de janeiro e 1.º de fevereiro, na lista de espera. A relação será publicada em 4 de fevereiro. As vagas disponíveis para os candidatos na lista de espera serão divulgadas gradativamente pelas instituições até 2 de março.
Criado em 2010, o Sisu enfrentou problemas de instabilidade já na primeira experiência. O sistema de seleção era confuso e apresentou vários problemas técnicos. Estudantes não classificados para vagas em instituições federais apareceram como convocados para matrícula.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.