PUBLICIDADE

MEC autoriza criação de 176 vagas de Medicina em universidades federais

Aumento ocorre no âmbito do Programa Mais Médicos e deve priorizar o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS)

Por Luiz Fernando Toledo
Atualização:

SÃO PAULO - O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de 176 novas vagas em três novos cursos de Medicina de universidades federais  em Santa Catarina, Tocantins e Alagoas. O aumento é parte da política nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, instituído em 2013. Os dados foram publicados nesta terça, 19, no Diário Oficial da União.

PUBLICIDADE

A criação de vagas ocorre no âmbito do Programa Mais Médicos e deve priorizar o atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS) como elemento central do projeto pedagógico do curso. A priorização é dada a locais onde arelação de vagas em cursos de Medicina por 10 mil habitantes é inferior a 1,34.

Em Santa Catarina, a Universidade Federal da Fronteira do Sul, câmpus Chapecó, deverá ter 40 vagas anuais.  No Tocantins, serão 56 vagas para a Universidade Federal do Tocantins, no câmpus Araguaína. Já a Universidade Federal de Alagoas, câmpus Arapiraca, deve receber curso com 80 vagas. 

No Tocantins, serão 56 vagas de Medicina para a Universidade Federal do Tocantins, no câmpus Araguaína Foto: Divulgação

O Programa Mais Médicos prevê a criação de 11.447 novas vagas em cursos de Medicina até 2017 com foco na melhor distribuição da oferta de profissionais no País e nas regiões onde há necessidade de ampliar a formação de médicos. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.