Master em Jornalismo, o curso pioneiro

Programa foi criado em 1997 pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) com o objetivo de formar gestores nas redações

Estadão.edu

30 Novembro 2010 | 02h09

Criado em 1997 em São Paulo, o Master em Jornalismo do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS) foi pioneiro no projeto de formar gestores  nas redações. “O grande diferenciador e característica do Master em Jornalismo é o fato de ter nascido e se desenvolvido ao longo de 15 anos em estreitíssima relação com o mercado”, diz o diretor do curso, Carlos Alberto Di Franco. Segundo ele, o Master se renova a cada programa, “com respostas técnicas às atuais e novas demandas das redações”.

 

Veja também:

 

- Pós da ESPM recorre a elite para formar líderes e aponta para novo modelo

- A nova criação de Civita

- Formação de profissionais da imprensa nos EUA inclui cursos paralelos

 

Voltado à Gestão de Empresas de Comunicação, o Master inicial deu origem a outros dois cursos, de Jornalismo Digital e de Jornalismo Econômico. “O Master foi inovador”, afirma Eugênio Bucci, diretor da nova pós-graduação em Jornalismo da ESPM, que lecionou no curso do IICS. “O professor Di Franco foi o primeiro a enxergar essa necessidade (de aperfeiçoar a formação de jornalistas).”

 

O secretário de Redação do jornal baiano A Tarde, Wilson Gasino, de 44 anos, fez o Master em 1999, quando trabalhava no diário A Gazeta do Povo, de Curitiba. “Na graduação, há várias cadeiras teóricas sobre o fazer jornalístico, mas não tem nada como o Master, focado em gestão  de pessoas, recursos materiais”, diz Gasino. “É importante profissionalizar o jornalismo, sair daquela visão romântica antiga.”

 

Marta Gleich, de 48 anos, que atualmente é diretora de internet do grupo de gaúcho RBS, fez parte da primeira turma do Master em Jornalismo. “É interessante, porque o curso traz a questão da gestão formatada para uma empresa de comunicação.”

 

Pós-graduações para jornalistas do Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS)

 

Endereço: Rua Maestro Cardim, 370 - Bela Vista

Telefone: (11) 2104-0131

Site: www.masteremjornalismo.org

 

--> Master em Gestão Estratégica de Empresas de Comunicação

 

- Inscrições até 17 de dezembro de 2010. Para se inscrever, basta enviar o currículo e ficha de inscrição (disponível no site) para o e-mail mariahelena@iics.org.br

- Início das aulas: 21/3/2011

- Duração: cinco módulos de uma semana cada

- Carga horária: as aulas são em período integral, das 8h30 às 18h30

- Investimento: Individual (R$ 20 mil à vista ou em 5 parcelas de R$ 4,2 mil); Para empresas que enviarem mais de um participante, o desconto será de 10% (R$ 18 mil à vista ou em 5 parcelas de R$ 3.780); Para empresas que enviarem três ou mais participantes, o desconto será de 15% - opção também válida para antigos alunos - (R$ 17 mil à vista ou em 5 parcelas de R$ 3.570)

 

--> Master em Jornalismo Digital (duas turmas em 2011 - checar no site do Master)

 

- Inscrições até 18 de fevereiro de 2011. Para se inscrever, basta enviar currículo e ficha de inscrição (disponível no site) para o e-mail anderson@iics.org

- Início das aulas: 28/2/2011

- Duração: quatro módulos de uma semana cada

- Carga horária: as aulas são em período integral, das 8h30 às 18h30

- Investimento: Individual (R$ 15 mil à vista ou em 4 parcelas de R$ R$ 3.937,50); Para empresas que enviarem mais de um participante, o desconto será de 10% (R$ 13.500 à vista ou em 4 parcelas de R$ 3.543,75); Para empresas que enviarem três ou mais participantes, o desconto será de 15% (R$ 12.750 à vista ou em 4 parcelas de R$ 3.346,87)

 

--> Master em Jornalismo Econômico

 

- Será no fim do ano, sem data prevista

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.