17 de outubro de 2012 | 20h28
André Arcas e Mariana de Castro Abreu são os dois leitores do Estado que acompanharão a "sala de aula" online global comandada por Michael Sandel, professor de Harvard que virou celebridade com um curso divulgado na TV e na internet. A lista de aprovados para participar da iniciativa foi divulgada pela Escola de Direito da FGV - responsável pela seleção - nesta quarta-feira, 17. Também foram admitidos 24 alunos dos cursos de Economia, Administração e Direito da própria FGV e de Ciências Sociais e Direito da USP, além de Ricardo Zeef Berezin, aluno do Curso Estado de Jornalismo.
"Acho que esta experiência será interessante, pois provavelmente conseguiremos trazer discussões da atualidade para a sala de aula sob o ponto de vista de diversas culturas", diz Berezin. O jornalista recém-formado, que já havia assistido às aulas de Sandel pela internet, interessou-se pela iniciativa justamente por conta da relação que o professor faz entre o noticiário e conceitos filosóficos.
Sandel é astro de Justice, uma série de 12 palestras que parte de dilemas morais para discutir filosofia política e teve mais de 7 milhões de acessos pela internet em todo o mundo.
As aulas serão realizadas simultaneamente em Boston, São Paulo, China e Índia em três dias: 26 deste mês, 2 e 30 de novembro. Em cada país haverá grupos de alunos que poderão interagir entre si e com Sandel, professor de Filosofia Política. Em São Paulo, as aulas serão realizadas a partir das 11h30 (a expectativa é de que elas acabem às 13 horas) na sede da Direito-GV, na Bela Vista, região central.
A ideia de hospedar o curso na FGV partiu do próprio Sandel, que esteve no Brasil em agosto, quando revelou com exclusividade o projeto da classe mundial ao Estado. O projeto da classe global foi sugerida a Sandel por uma startup de tecnologia.
O plano piloto, que teve apoio da NHK, TV pública japonesa, o professor fez uma série de seis aulas durante um ano e meio com estudantes em Tóquio, Xangai e Boston. "Em cada aula abordei uma questão: a distância entre ricos e pobres, limites morais na resposta ao terrorismo e questionamentos éticos ligados às Olimpíadas, como meios de melhorar performance com a ajuda de drogas e modificações genéticas", revelou Sandel ao Estado em agosto.
Abaixo, a lista de aprovados:
Alexandre Torres (Direito-GV)
André Arcas (leitor)
André Gomes Montilha (Direito-GV)
Artur Péricles Monteiro de Lima (Direito-USP)
Beatriz Kipnis (EAESP-GV)
Carolina Langbeck Osse (Direito-USP)
Cassio Oliveira (Direito-GV)
Felipe Furcolin (Direito-GV)
Fernando Peres Rodrigues (FFLCH-USP)
Gustavo Barroso do Rego (FFLCH-USP)
Gustavo Lucredi (Direito-USP)
Henrique Pimentel (EAESP-GV)
Isabel Arbex (Direito-GV)
Isabelle Glezer (Direito-GV)
Jacqueline de Souza Abreu (Direito-USP)
Jessica Olivieri (Direito-GV)
Juliana Moura Bueno (FFLCH-USP)
Maria Gabriela Bacha (Direito-GV)
Mariana de Castro Abreu (leitora)
Mariana Marangoni de Paulo (Direito-GV)
Natalia Massita (EAESP-GV)
Olavo Setubal (EAESP-GV)
Rafael Leite (EAESP-GV)
Rafael Parisi Abdouch (Direito-GV)
Renan Barbosa Fernandes (Direito-USP)
Ricardo Zeef Berezin (Curso Estado)
Tomaz Aribi Fiszbaum (Direito-GV)
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.