Werther Santana/Estadão
Werther Santana/Estadão

Justiça determina prorrogação de prazo para inscrições no Fies

Defensoria Pública da União, em MT, entrou com ação civil pública solicitando nova data; falhas no sistema atrapalharam, diz o texto

Juliana Diógenes, O Estado de S. Paulo

01 Maio 2015 | 11h04

SÃO PAULO - A Justiça Federal de Mato Grosso determinou nesta quinta-feira, 30, que o prazo para novas inscrições no Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Governo Federal, seja prorrogado por tempo indeterminado. A decisão do juiz Raphael Cazelli de Almeida Carvalho, válida para todo o País, atendeu ao pedido de liminar da Defensoria Pública da União (DPU) em Mato Grosso.

Procurado pelo Estado, o Ministério da Educação (MEC) informou que ainda não foi notificado. A Advocacia-Geral da União (AGU) vai recorrer.

A data para inscrição de alunos que tentavam ingressar no programa pela primeira vez se encerrou na quinta-feira, 30. O Ministério da Educação (MEC) havia prorrogado para 29 de maio somente as inscrições  em casos de renovação do financiamento.

"Pedimos caráter nacional porque o Sistema Fies é o mesmo para todos os Estados. Não fazia sentido ter uma decisão diferente em cada Estado", disse Luciana Tiemi Koga, defensora pública federal e autora da ação. Segundo Luciana, a decisão do juiz não foi uma surpresa porque era "notório" que o sistema apresentava falhas. "Não é justo que milhares de estudantes fiquem sem acesso ao ensino superior por causa de falhas no sistema." 

Na ação civil pública, a defensora havia solicitado a prorrogação dos novos contratos para o dia 29 de maio, mesma data fixada pelo MEC para renovação dos alunos já beneficiados pelo financiamento. O juiz determinou, porém, que o novo prazo para contratos deve ser indicado após uma nova decisão judicial. 

O juiz pede a correção imediata do funcionamento do SisFies para novas contratações do programa ou que o MEC disponibilize meio alternativo para a inscrição no financiamento. A decisão fixou multa diária de R$ 20 mil por descumprimento da determinação.

Mais conteúdo sobre:
FiesMEC

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.