Jovens de Paraty fazem cobertura jornalística da Flip 2013

Com apoio do 'Estado', ONG responsável pela festa literária toca projeto com jovens da cidade

Estadão.edu

02 Julho 2013 | 13h20

 

Jovens de Paraty participam de oficina de produção de textos e de materiais audiovisuais

 .

A Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) só começa na quarta-feira, dia 3, mas as ruas da cidade já foram tomadas por cerca de 50 estudantes que fazem a cobertura jornalística da festa. Eles integram a FlipZona, braço educativo da Flip voltado ao público adolescente e que neste ano recebe, pela segunda vez, a parceria do Estado.

Veja também:    

Fique por dentro da programação da FLIP 2013    

Curta a página do Estadão.edu no Facebook    

Siga o perfil do Estadão.edu no Twitter

O repórter Paulo Saldaña, do caderno Metrópole, acompanha os participantes da pauta à edição dos textos. Os próprios estudantes, todos moradores da Paraty, correm atrás das notícias, descobrem os bastidores da preparação do evento, histórias e personagens da cidade, que fica no litoral do Rio, próximo ao limite com São Paulo.

Além de ser um trabalho educativo para quem participa, a ideia é proporcionar aos leitores uma visão privilegiada: de quem vive na cidade. Depois de percorrerem as famosas ruas de pedras de Paraty, os jovens repórteres voltam à redação da Central FlipZona: um casarão no Centro Histórico, pertinho da Igreja de Santa Rita, cartão-postal de cidade.

As reportagens da equipe, com textos, fotos e vídeos, já começaram a ser publicadas no blog flipzona.org.br. A cobertura segue até domingo, último dia da festa. Pelas redes sociais do Estadão.edu também será possível ver alguns dos destaques da cobertura.

Coordenada pelo educador Daniel Ferenczi, que trabalha com os jovens ao longo de todo ano, a FlipZona chega em 2013 ao 5.º ano de atividades. O projeto é tocada pela Casa Azul, ONG responsável pela festa de Paraty, e integra o Núcleo de Educação e Cultura (NEC). A Flipinha, direcionada para as crianças, também é realizado pelo NEC.

Mais conteúdo sobre:
FlipFlipzonaParaty

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.