Interdisciplinaridade marca segunda prova da etapa final da Unicamp

Candidatos responderam a 18 questões de Ciências Humanas e Artes e a outras 6 de inglês

Tatiana Fávaro,

16 Janeiro 2012 | 17h56

CAMPINAS - A segunda prova da etapa final do vestibular da Unicamp foi marcada pela interdisciplinaridade. Nesta segunda-feira, 16, os candidatos tiveram de responder a 18 questões de Ciências Humanas e Artes e a outras 6 de Língua Inglesa.

 

Segundo a estudante Maria Alice Cassando, de 18 anos, as provas foram tranquilas e os textos de apoio ajudaram nas respostas. "Era mais uma questão de se conseguir interpretar", disse. Candidata a uma vaga em Ciências Sociais, ela achou o exame "previsível" para quem se interessa por Humanas. "Não vi nada diferente do que tinha estudado."

 

Por outro lado, Juliana Furtado Peixoto, de 19, considerou as provas de hoje mais difíceis que as de ontem - quando caíram questões de português, literatura e matemática. Para ela, a interdisciplinaridade deixa as questões complexas. "Não dá para você focar num só ponto da matéria. É preciso lembrar de muita coisa ao mesmo tempo", afirmou. Ela disputa vaga em Química e, assim como Maria Alice, prestando o vestibular no Colégio Sagrado Coração de Jesus, no bairro Nova Campinas.

 

A abstenção neste segundo dia de provas, de 11,7%, foi maior que a de ontem. Dos 16.665 candidatos esperados, 1.955 não compareceram hoje - ontem o índice de faltosos foi de 10,7%.

 

A segunda fase começou ontem com as provas de língua portuguesa e literatura e de matemática. Professores disseram que o tempo foi o maior adversário dos estudantes e apontaram a necessidade de se reduzir a quantidade de perguntas no exame.

 

Amanhã, último dia do vestibular, caem 24 questões sobre as ciências da natureza.

 

Os candidatos concorrem a 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). / COLABOROU CARLOS LORDELO, DO ESTADÃO.EDU

 

* Atualizada às 18h30 para acrescentar os dados sobre abstenção

Mais conteúdo sobre:
Unicamp Vestibular

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.