Instituições de ensino devem inscrever estudantes no Enade até dia 17 de agosto

Previsão do MEC é de que até 500 mil estudantes se inscrevam este ano

PUBLICIDADE

Por com informações do MEC
Atualização:

Dirigentes de instituições de ensino superior deverão inscrever até 17 de agosto os alunos que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2012. O exame, que contará com 40 questões, entre formação geral e específica, será aplicado no dia 25 de novembro, às 13 horas, horário oficial de Brasília.

PUBLICIDADE

Em 2012, a previsão é de que até 500 mil estudantes se inscrevam. Devem prestar o exame estudantes de cursos nas áreas de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretário executivo e turismo. Além das habilitações em tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

Estarão dispensados do Enade aqueles que colarem grau até 31 de agosto ou que estejam matriculados ou cursando disciplinas em instituição estrangeira, bem como os ingressantes deste ano.Inscrições. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é o responsável pela aplicação da prova e pelo sistema de inscrições. A diretora de avaliação da educação superior do Inep, Cláudia Griboski, destaca a importância do acompanhamento, tanto pela instituição quanto pelo estudante, do calendário de atividades relacionadas à aplicação do exame.

“Desde 2011 o estudante passou a participar do processo e pode acompanhar sua inscrição. O estudante inscrito também deve acessar no período de 26 de outubro a 25 de novembro o questionário do estudante e preenchê-lo, para ter acesso ao local de prova”, explica. Após o período de inscrições, a lista dos alunos que farão o exame ficará disponível para consulta pública entre os dias 21 e 31 de agosto. Qualquer solicitação de inclusão ou retificação deve ser efetuada pelo inscrito à instituição de ensino. Em março deste ano, o Ministério da Educação publicou portaria que normatizou a obrigatoriedade de inscrição para os ingressantes em 2012 e para os estudantes com expectativa de conclusão até agosto de 2013, assim como aqueles que tiverem concluído, até o término das inscrições, mais de 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de educação superior.

De acordo com o Ministério da Educação, os resultados da avaliação são utilizados em atividades de regulação do ensino superior, como a elaboração de conceitos e indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus respectivos cursos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.