Inscrições no Sisutec vão até o dia 12

São quase 240 mil vagas para cursos profissionalizantes com um a dois anos de duração

O Estado de S. Paulo

06 Agosto 2013 | 10h26

A partir desta terça-feira, 6, alunos que concluíram o Ensino Médio e fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado poderão se inscrever para quase 240 mil vagas de cursos profissionalizantes, por meio do Sistema de Seleção Unificada para o Ensino Técnico (Sisutec), no site http://sisutec.mec.gov.br/. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula.

As inscrições vão até o dia 12 de agosto e, dois dias depois, já sairá o resultado da primeira chamada. Os aprovados nessa etapa poderão se matricular entre 15 e 16 de agosto. No dia 19, o Ministério da Educação divulga a lista de segunda chamada. A matrícula será no dia seguinte, 20 de agosto. As vagas que sobrarem ficarão disponíveis a partir de 22 de agosto no site do MEC.

São Paulo é o Estado com mais oferta de vagas no Sisutec (76,7 mil), seguido por Pernambuco (40,7 mil) e Minas Gerais (27,9 mil).

Alunos de escolas públicas ou bolsistas em escolas privadas que fizeram o Enem 2012 formam o público prioritário do programa. Para eles foram destinadas 85% das vagas. Para as demais, podem se inscrever estudantes sem esse perfil.

Para garantir a criação das 239.792 vagas ofertadas no programa, o governo contou com a adesão de escolas técnicas, institutos federais, das instituição do Sistema S (Senai e Senac), além de escolas técnicas vinculadas às universidades federais. Ao todo, segundo dados divulgados pelo MEC, participam 586 unidades de ensino.

As instituições foram selecionadas de acordo com índices que medem a qualidade dos cursos. As notas variam de 1 a 5. Para aderir ao Sisutec, o MEC exigiu média 3.

Mais conteúdo sobre:
Sisutec Ministério da Educação

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.