Inscrição do Enem é prorrogada; Diário Oficial publica data errada

O Inep esclarece que a prorrogação foi decidida a pedido dos governadores de Pernambuco e de Alagoas

Rosana de Cássia, da Agência Estado

09 Julho 2010 | 09h31

O prazo para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2010) foi prorrogado para o dia 16 de julho e não para o dia 18, como foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 9. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que publicará no sábado a retificação da portaria,em edição extra do Diário Oficial.

 

Em nota, o Inep esclarece que a prorrogação foi decidida a pedido dos governadores de Pernambuco e de Alagoas, "preocupados com o impacto das chuvas e das enchentes". As inscrições devem ser feitas apenas pela internet, no portal www.enem.inep.gov.br.

 

O valor da inscrição é de R$ 35, mas estão isentos os estudantes da última série do ensino médio em escolas públicas e os que comprovem a impossibilidade de pagamento preenchendo declaração de carência.

 

As provas serão aplicadas nos dias 6 e 7 de novembro e o resultado será divulgado em janeiro de 2011.  O exame será composto por uma redação e quatro provas, com 45 questões de múltipla escolha cada. No fim do ano, a nota do Enem poderá ser usada no sistema de seleção para a maioria das universidades federais.

 

O candidato precisa ter Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio.

 

Nota oficial - O assessor de de comunicação da Imprensa Nacional encontrou em contato com o jornal Estado de S. Paulo para comentar sobre o suposto erro do Diário Oficial.

 

Em relação à matéria Inscrição do Enem é prorrogada; Diário Oficial publica data errada, do Estadão.com.br de hoje, informamos que o Diário Oficial da União-DOU manteve-se fiel ao princípio da fidelidade ao arquivo encaminhado para publicação. Neste caso, a Portaria do INEP nº 202, de 8 de julho de 2010, publicada no DOU de hoje prorroga "para as 23 horas e 59 minutos do dia 18 de julho de 2010 o término das inscrições do ENEM 2010", como se constata na página 10 da Seção 1 do DOU desta data. A manchete do portal da Imprensa Nacional (portal.in.gov.br) destaca que Inscrições do Enem/2010 ficam prorrogadas até 18 de julho e assim permanecerá até que o INEP retifique a prorrogação para o dia 16, conforme publicado na matéria do Estadão.

 

Texto atualizado às 17h26.

Mais conteúdo sobre:
enem inep

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.