Ideb cruza dados de fluxo escolar e desempenho

Índice foi divulgado na tarde desta quinta-feira pelo Ministério da Educação

Estadão.edu

01 Julho 2010 | 15h38

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o indicador que o Ministério da Educação (MEC) leva em consideração para verificar o cumprimento das metas fixadas no Compromisso Todos pela Educação.

 

Há indicadores por redes de ensino referentes a 1.ª e 2.ª fases do ensino fundamental e para o ensino médio. A meta nacional para 2021 é de 6,0.

 

O Ideb referente a 2009 foi divulgado nesta quinta-feira. O MEC coloca à disposição consultas às projeções do indicador, com metas bienais estipuladas para cada Estado e município. Os resultados regionais serão divulgados na semana que vem, segundo o MEC.

 

O Ideb considera dois fatores que interferem na qualidade do ensino: rendimento escolar, por meio das taxas de aprovação, reprovação e abandono, e as médias de desempenho dos alunos nas avaliações nacionais Saeb e Prova Brasil.

 

A combinação entre fluxo e aprendizagem resulta em uma média para cada Estado, município e País que varia de 0 a 10. O índice é gerado de dois em dois anos, desde 2005.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.