16 de novembro de 2010 | 14h12
O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta terça-feira, 16, a realização de mais de uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por ano. Segundo ele, o processo permitiria a aplicação da prova com mais tranquilidade e parceiros.
Veja também:
Acompanhe o depoimento no blog Ponto.Edu
Data do novo Enem sai até a próxima semana, diz Haddad
“Penso que teríamos menos atropelos, mais tranquilidade, mais parceiros, mais empresas interessadas em colaborar com o setor público”, afirmou o ministro, durante audiência da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal.
Na avaliação de Haddad, a realização de mais edições anuais do Enem reduziria os problemas verificados no exame.
“A saída adequada e já planejada é que se realizem mais edições do Enem por ano, isso vai mitigar, se não a totalidade, a quase totalidade dos problemas que o Inep enfrenta com falhas às vezes humanas, às vezes ocorrências que não estão sob a sua governabilidade", disse. "É possível e desejável que haja mais de uma edição ao ano do Enem."
Outro ponto positivo, segundo Haddad, é a possibilidade de o estudante se inscrever mais de uma vez, escolhendo qual edição vai participar. “Se ele (estudante) se absteve (de alguma edição), tem no horizonte uma nova oportunidade”, afirmou.
Encontrou algum erro? Entre em contato
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.