PUBLICIDADE

Global Management desafia os estudantes a dirigir "empresa"

Competição é aberta a universitários de último ano dos cursos de administração de empresas, economia, engenharia e áreas afins

Por Agencia Estado
Atualização:

Qual é a visão prática de jovens executivos sobre gestão empresarial? O que pode resultar da convivência com estrangeiros nessa área? A nova geração que está se formando nas escolas de negócios do mundo todo poderá simular, na prática, o que é dirigir uma empresa no Global Management Challenge Brasil 2003. A competição, aberta aos universitários de último ano dos cursos de administração de empresas, economia, engenharia e áreas afins, bem como aos jovens gestores profissionais, abriu inscrições neste mês. A prova nacional ocorre em 26 de fevereiro, no Brasil. O Global Management oferece oportunidade de uma vivência internacional. A equipe primeira colocada na Final Nacional será a representante brasileira na próxima Final Internacional do Global Management Challenge, a realizar-se em Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal, em 29 de março de 2004. Passagens aéreas e hospedagem correrão por conta dos organizadores. O certame de 2003 é organizado no Brasil pela 2M10 Comunicação & Empreendimentos de Mídia, em conjunto com a SDG - Simuladores e Modelos de Gestão de Portugal, com apoio do jornal O Estado de S. Paulo, veículo oficial da competição no Brasil. EDP Brasil, um dos maiores investidores europeus no setor elétrico brasileiro, e Vivo, a maior operadora de telefonia celular do Brasil e da América Latina, são os patrocinadores da competição, que conta ainda com o apoio institucional do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), do Instituto Roberto Simonsen (da Fiesp), da Agência Estado e da TAP Air Portugal. Oportunidade O programa tem tradição. O concurso foi criado em 1980 e, desde então, participaram cerca de 270 mil passoas, que interagiram com centenas de empresas de todo o mundo. Jovens de diversos países ganharam visibilidade, observa Júlio Moreno, diretor da 2M10 Comunicação & Empreendimentos de Mídia, organizador nacional da competição. "Em um cenário cada vez mais competitivo, esta é uma oportunidade de profissionais e estudantes testarem suas habilidades para as novas realidades?, diz Moreno. ?Quando um jovem assume, por exemplo, a tarefa de atuar na área de marketing ou finanças, pode descobrir que tem outras habilidades.? Toda essa história começou em Portugal, há 23 anos. Atualmente, a competição realiza-se em vários países, além do Brasil: Espanha, Portugal, França, Macau, México, Alemanha, República Popular da China, Polônia, República Checa e Itália. Moreno destaca como diferencial da próxima competição o fato de novos países serem incorporados nas edições de 2004 e 2005, tais como Hungria, Marrocos e Grã-Bretanha. O simulador Global Management Challenge foi concebido pelos sócios da EDIT 515 UK, empresa formada por professores do Departamento Operacional de Pesquisa da Universidade de Strathclyde, na Escócia, que têm grau de Master of Business Administration Scottish Business School. Tecnologias A EDIT 515 UK e a SDG são parceiros no desenvolvimento e aperfeiçoamento do simulador, adaptando-o cada vez mais às necessidades do mundo empresarial e à evolução das tecnologias. Os integrantes das equipes participantes receberão certificado de participação e os finalistas, diplomas. Todas os integrantes das equipes terão acesso gratuito ao serviço online AE Setorial (www.aesetorial.com.br), da inscrição ao final do programa. O integrante da equipe que "representar" o papel de diretor financeiro da ?empresa?, terá, igualmente, acesso gratuito ao serviço online AE Financeiro, uma cortesia da Agência Estado Competição Durante o período das inscrições, preferencialmente via internet, são constituídas equipes de até cinco pessoas cada, que representarão os papéis de diretores de uma empresa virtual. Iniciada a simulação empresarial, cada equipe deverá administrar a empresa virtual com o objetivo de alcançar a mais alta cotação da ação numa bolsa igualmente virtual. A inscrição de cada equipe custará R$ 3.000,00 (três mil reais). Pequenas e médias empresas têm um atrativo a mais para participar, já que a melhor classificada receberá um troféu, concedido pela organizadora. Além disso, elas terão desconto de 20% nas inscrições, ampliado para 30% nas próximas edições (a partir de 2004). Mais informações pelo fone 11-3822-6290, de segunda a sexta-feira, horário comercial, ou pelo e-mail globalchallenge@estadao.com.br.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.