Arquivo pessoal
Arquivo pessoal

Gestor ambiental deve se preparar para ser um administrador de conflitos

"O curso de gestão ambiental prepara o futuro profissional a administrar conflitos ligados a impactos ambientais provocados pelo homem, assim como a mitigar seus efeitos", define a coordenadora do curso de graduação de gestão ambiental da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Odaléia Queiroz.

Jennifer Gonzales, O Estado de S. Paulo

02 Março 2011 | 12h53

 

A diferença entre um gestor ambiental e um ecólogo, que também lida com o meio ambiente, é que o primeiro dedica-se a questões técnicas, enquanto o gestor é essencialmente um planejador e trabalha com diferentes campos de conhecimento, não apenas o ambiental, mas igualmente o social, econômico e político.

 

"Por atuar com diferentes agentes - comunidades locais, empresas, ONGs e governos -, esse profissional deve apresentar qualidades como liderança, flexibilidade e capacidade de negociação", afirma Odaléia.

 

Quando se formar, Ariane Ramalho, aluna do 3º ano da Esalq/USP, pretende trabalhar com economia ambiental, área que alia o tema do desenvolvimento econômico dos países com a conservação do meio ambiente", diz a sorocabana de 19 anos.  "Quero trabalhar com tratados internacionais nessa área, ajudar no planejamento e na negociação entre as nações. Esse assunto está super latente no mundo inteiro. "

 

Opinião do especialista

 

ODALÉIA QUEIROZ

COORDENADORA DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DA ESALQ/USP

 

"Por atuar com diferentes agentes - comunidades, empresas, ONGs e governos - o gestor deve ter características como liderança, flexibilidade e capacidade de negociação"

 

Gestão ambiental

 

Salário inicial: R$ 2,5 mil

Duração: 4 anos

Disciplinas: Gestão ambiental urbana, métodos quantitativos, ecologia evolutiva, gestão turística de ambientes naturais

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.