Reprodução
Reprodução

Gênero lírico é tema de aula de literatura da FGV Ensino Médio

Origem da palavra e características singulares desse tipo de texto são trazidas à tona

Estadão.edu,

16 Outubro 2012 | 20h24

A Fundação Getulio Vargas (FGV) lançou em setembro um portal gratuito com foco no ensino médio, o Ensino Médio Digital. Diariamente, o Estadão.edu oferece dicas de aulas online montadas pela FGV para ajudar na preparação para o Enem.

As indicações, que devem ocorrer até o início de novembro, serão organizadas de forma a atender aos principais conteúdos cobrados pelo Enem.

A aula "Gênero literário: lírica, sentidos das palavras e narração", indicada pela professores Cláudia Capello*, aborda o gênero lírico, a partir da origem da palavra lírica e da discussão a respeito das características que singularizam esse tipo de texto literário.

Nesta aula, as formas da poesia são também trazidas ao estudante, como forma de fazê-lo conhecer as possibilidades que a literatura explora em um texto lírico. Como um dos gêneros literários, a lírica é conteúdo recorrente no ensino médio, e o conhecimento de textos pertencentes a esse gênero, aliado a uma leitura de desconstrução e reconstrução semântica, concorre para o desenvolvimento da proficiência de leitura. Além disso, o conteúdo prepara o estudante para lidar com os diversos textos líricos que compõem o corpus de nossa literatura ao longo dos séculos.

 

* CLÁUDIA CAPELLO É DOUTORA EM LITERATURA COMPARADA E, NO PROGRAMA FGV ENSINO MÉDIO DIGITAL, É COORDENADORA DA ÁREA DE LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS E AUTORA DO CONTEÚDO DE LITERATURA.

Mais conteúdo sobre:
FGV Ensino Médio aula literatura

Encontrou algum erro? Entre em contato

publicidade

publicidade

publicidade

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.