Fuvest divulga relação de aprovados no vestibular 2020 da USP; veja lista

Aprovados terão de fazer matrícula virtual e presencial; universidade oferece 11.147 vagas em 106 carreiras

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

SÃO PAULO - A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou na manhã desta sexta-feira, 24, a lista de aprovados em primeira chamada do vestibular 2020, principal forma de entrada na Universidade de São Paulo (USP). Veja a relação.

Por volta das 10 horas, horário de anúncio do resultado, vestibulandos aguardavam com ansiedade a divulgação da lista em frente ao Cursinho Objetivo da Avenida Paulista, na região central da cidade.

Estudantes acompanham divulgação da lista de aprovados na primeira fase da Fuvest Foto: Werther Santana/Estadão

PUBLICIDADE

Logo que saiu o resultado, muitos pulos e abraços de alegria. Rostos pintados com o curso de aprovação e olhares surpresos com a nova conquista. Alunos, professores e muitos familiares comemoraram juntos.

"Eu passei em Engenharia Civil. É um alívio. Passei direto. O preparo foi árduo e tenso. Eu me preparei por três anos, mas não tinha certeza de que entraria agora. Sempre quis fazer Engenharia. Sempre gostei muito de exatas e de construir. Saiu minha vocação para Engenharia e decidi que seguiria no ramo. Finalmente, saiu o resultado da USP. Agora é pegar firme nos estudos. Começar tudo de novo. Agora é comemorar", disse Enzo Serrano Barbosa, de 18 anos.

Ana Carolina Sallum comemora a aprovação em Medicina com a avó Foto: Werther Santana/Estadão

Ana Carolina Calil Sallum,  de 19 anos, conseguiu ser aprovada após não ter passado na primeira tentativa. "Não estou acreditando até agora. Fiz um ano de cursinho e consegui agora. Ano passado passei na Santa Casa, mas quis tentar a USP novamente. É um sonho desde pequena estudar Medicina na USP. Meu pai é médico e trabalhou no Hospital das Clínicas (HC). Meus pais sempre me incentivaram bastante."

A jovem conferiu o resultado com a família.  "Ela merecia muito. Estou muito feliz e emocionada", afirmou a avó de Ana Carolina, Lairce de Calil, de 78 anos.

Lucas Rafael Souza Nunes, de 19 anos, fez dois anos de cursinho para tentar o curso de Odontologia. "Muito cansativo, muito tempo de estudo, muitas abdicações de saídas. Muitas noites sem dormir e muito sono. Valeu a pena, faria tudo de novo. Eu sempre tive dúvida sobre qual carreira seguiria, mas sabia que queria a área biológica. Visitei feiras de profissões e descobri que queria fazer Odontologia. "

Publicidade

O site da Fuvest chegou a ficar fora do ar no horário de divulgação do resultado, o que aumentou a ansiedade de Nunes.

"Tentei por uma hora acessar a lista dos aprovados. Estava muito ansioso. Já avisei a minha família que passei. Agora é comemorar. Já estou com novo corte de cabelo, o melhor de todos", disse enquanto amigos cortavam seu cabelo, em comemoração ao resultado.

Aprovado em Psicologia, Francisco Mateus Fontes Lima, de 21 anos, fez questão de valorizar a importância da educação ao saber do resultado.

PUBLICIDADE

"Estudar é um ato revolucionário. É um ato de resistência. É mostrar que a gente pode e deve ser quem a gente quiser. Estou muito feliz. Agradeço muito aos professores do cursinho. Estudar envolve muito mais. Os vestibulares pedem muito da gente. Eu fui muito para shows, valorizei museus, exposições, o que me deu repertório para a redação. Agradeço minha família e amigos também, não seria ninguém sem eles. Passar na melhor faculdade da América Latina para mim é emocionante. Só agradeço."

A USP oferece 11.147 vagas em 106 carreiras. Do total, 8.317 são destinadas ao processo seletivo feito pela Fuvest e 2.830 são voltadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

USPdisponibilizará 11.147 vagas, das quais 8.317 para seleção via vestibular Fuvest Foto: Nilton Fukuda/Estadão

A lista de aprovados em segunda chamada será divulgada no dia 31 de janeiro. A terceira, no dia 7 de fevereiro.

Os aprovados terão de fazer uma matrícula virtual e outra presencial. Quem passar na primeira chamada, deve acessar o sistema entre as 8 horas deste sábado, 25, até as 16 horas da próxima terça-feira, 28.

Publicidade

Para a segunda chamada, o prazo será das 8 horas de 3 de fevereiro às 16 horas de 4 de fevereiro. Para a terceira, das 8 horas de 10 de fevereiro às 16 horas de 11 de fevereiro.

A etapa presencial será realizada nos dias 18 e 19 de fevereiro para os aprovados nas três chamadas.

Veja o calendário da Fuvest 2020:

  • 24/1: divulgação da primeira chamada dos aprovados na Fuvest;
  • 31/1: divulgação da segunda chamada dos aprovados na Fuvest;
  • 7/2: divulgação da terceira chamada dos aprovados na Fuvest;
  • 10/2: manifestação de interesse na lista de espera.

Para quem não foi aprovado

Para quem não passou no vestibular, o início de ano pode ser um período para refletir sobre estratégias e se preparar para as próximas provas. O podcast Se Liga no Vestibular ouviu especialistas sobre o tema e também traz informações sobre a escolha da carreira e a importância da persistência. Ouça:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.